J á passou uma semana e o site do SESARAM continua com o comunicado nº 7. Que diabo, alguém acredita que a culpada foi a administrativa que carregou no “link” errado?
A informática do governo não passa de uma nuvem obscura com uma loura à frente a fazer de bibelô. Para ser mais explicito, a informática do governo é gerida por “meninos” que ganham muito mais do que os restantes funcionários públicos (e que este ano até foram aumentados) e que a realidade já mostrou que andam ali a divagar com teorias da tecnologia.
Até se pode concordar com a gestão integrada da informática no sentido de reduzir os custos e aumentar a eficácia dos serviços, mas a realidade já mostrou que depois destes anos todos, os custos dispararam e os resultados nem vê-los. Lá falar todos falam!
Veja-se o caso da tal rede integrada através da EMACOM (uma empresa pública da esfera da EEM) a quem o Governo está a pagar Megabits a peso de ouro. Como sou lerda nestas coisas de informática, nunca percebi porque é que se paga mais a uma empresa pública do que a um operador de Telecomunicações. Então o objetivo não era reduzir custos? Então poupa-se em informática para pagar o aluguer dourado do espaço ao “sanitas”? É assim que gere o património na Região?
Se juntarmos a tudo isto o facto de haver um descontentamento generalizado da maioria das Secretarias Regionais sobre os serviços fornecidos pela Informática do Governo, então percebemos que há gato escondido com o rabo a sair das nuvens. Na verdade, a Informática só responde ao que quer, ignorando tudo o que não lhes interessa. Segundo alguém a “Informática não F***… nem sai de cima!”
Segundo os orçamentos, que são públicos, parece que a informática do governo “torra” milhões por ano em licenças de software e em serviços de Cloud de retorno duvidoso. Para quem não está dentro destes termos de informática, a tal Cloud (nuvem) é um serviço em que os dados são replicados e espalhados por muitos computadores pelo mundo, de modo a garantir a disponibilidade e segurança da informação. Disponibilidade? Segurança? Sete dias depois do ataque e não há nada das nuvens? Ah é verdade, estamos sob uma onda de calor e não há nuvens no céu! Está tudo explicado!
Para piorar isto tudo, um velho amigo meu, que é defensor da teoria da conspiração, defende a teoria de que o ataque informático foi “interno” e foi inventado para justificar investimento desenfreado de dinheiros do PRR na informática. E não é que por coincidência dias depois o Governo anunciou logo 15 milhões de um saco azul do PRR?
Mas reservei a cereja no topo do bolo para o fim.
Consegui chegar à fala pelo “Zoom” com alguém que me mostrou quão fácil é entrar nos computadores do Governo Regional. Em menos de 5 minutos o interlocutor mostrou o conteúdo do PC de um Chefe de Gabinete de uma Secretaria Regional. Que fique claro que o teste foi efetuado apenas para demonstrar a fragilidade da segurança da rede informática do Governo e que nenhum dado ou informação foi copiado ou apagado. A piada é que descobrimos que o(a) malandro(a) do(a) Chefe de Gabinete visitou “sites” pouco recomendáveis para menores de idade.
Tarado(a)!
PS: Não fico com a consciência descansada se omitisse uma última recomendação: Senhor(a) Chefe de Gabinete não guarde nenhuma das suas passwords pessoais no sistema de gestão de passwords dos browsers! Olhe que o mundo está cheio de bandidos!
Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 13 de Agosto de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
