Q uem faz a sua caminhada de manutenção diária e escolhe o centro do Funchal, como muitos, se passa na Avenida do Mar, sabe que há uma praga de ratos a atravessar a promenade interior, onde deve ser a "fronteira" entre a APRAM e a Câmara do Funchal, não tenho certeza. Mas dos ratos tenho certeza.
Hoje decidi escrever porque vi muitos, 17 entre a Zona Velha e o Cais da Cidade, num instante 3 ao mesmo tempo e dois até pareciam domesticados porque não fugiam de mim. Estes ratos estão por aqui há muito tempo! Como sabem, os ratos de cidade têm uma alta capacidade de reprodução e adaptação, penso que a Avenida do Mar é uma autêntica incubadora, porque tem condições favoráveis, comida e jardins.
Não tem muito tempo que li um texto inteligente sobre a negligência que estamos a ter com o mosquito Aedes Aegypti (link) e parece que ninguém se importa com a Saúde Pública da maneira caótica como a temos, e então, seguindo a ideia de quem escreveu o tal artigo, com os ratos juntamos mais doenças como a leptospirose, a hantavirose, a salmonelose e a peste bubônica. Estas doenças podem se espalhar facilmente através da urina, fezes e saliva dos ratos, representando um sério risco para a saúde pública. Os ratos são famosos por invadir stocks de alimentos em casas, restaurantes e lojas, contaminando os alimentos com suas fezes e urina. Eu só penso em todos os bares, gelatarias, restaurantes e vendas ambulantes que ali existem. Vou-me cingir à cidade, naturalmente o campo tem outros problemas e parece que o controlo da praga não tem sido eficaz.
Os ratos têm uma curiosidade, sabiam que os seus dentes precisam de ser desgastados? Estão sempre a crescer e o facto de roerem constantemente é para desgastá-los. É por isso que os ratos em edifícios dão cabo de tudo, fios, madeiras, etc. Pode ser em edifícios e carros!
Eu acho que vamos ser surpreendidos, porque o clima está a mudar e os nossos hábitos e encarregados da Saúde Pública dormem na forma (como vimos no Sesaram), fazendo o que sempre fizeram, ou nem isso.
Quero dizer que senti vergonha pela quantidade de turistas que estão na nossa terra repararem na mesma situação como eu. Obrigado pela publicação e a utilidade do vosso site.
Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 27 de agosto de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.