V olto hoje com mais umas "vicentices" e algumas divagações regionais. Primeiro sobre o Pseudónimo, não sou PSD com toda a certeza, não sei se sou JPP, PS, IL, Chega. Sou Vicentino com Orgulho! Isso sei! Bom, o nosso estimado e a curto prazo ainda Presidente de Câmara deu uma entrevista que retirei apenas uma coisa: "Não consegui mudar mentalidades", pois, há entre nós teimosos não haja dúvida. Teimosos em ver mais além dum espetro alaranjado, teimosos em querer participar ativamente, com ideias e soluções, teimosos em ser do contra! Vá!
A mentalidade reinante tem 50 anos de doutrinação, medo, bajulação, tráfico de influências, abuso de poder, abuso de cargos públicos e quiçá enriquecimento ilícito provocaram. Apodreceram São Vicente por dentro! Queriam mudar mentalidades de cada vez que há e houve eleições a amedrontar os idosos com o corte de pensões? Queriam mudar mentalidades a intimidar agricultores, se não vota acabam os subsídios? Querem mudar mentalidades a prometer emprego a torto e a cambado na câmara em tempo de eleições? Queriam mudar mentalidades debaixo da política da intimidação e do medo?
Querem mudar mentalidades e mudaram sem dúvida, inquinando oposição? Usando a influência para ameaçar sempre uma e outra e outra vez as listas concorrentes, com o conluio de muitos empresários em São Vicente? Com ameaças veladas aos visados que ousaram entrar em listas de oposição, e as suas famílias? Minando toda a gente e mais alguma! A mentalidade mudou muito tempo, 12 anos para acordar! Conseguiram usar a oposição para escalar no poder, mentiram à População, ludibriaram e jogaram com as palavras! Enganaram bem!
Mas há gente com memória em São Vicente! Memória de tantas eleições condicionadas subliminarmente, das perseguições, só porque sim, só porque ousam ter opinião diferente. Há oposição em São Vicente, seja partidária, seja particular! Apetece, até um certo ponto, por a nú todos os nomes de autarcas e empresários que condicionam algo básico como a democracia. Tudo se pode, tudo se faz, não há Ministério Público, nem PJ, nem a Comissão Nacional de Eleições. Ninguém, tudo sabe, ninguém fala, ninguém faz! Estranho não é? Dá que pensar. Que o PSD age sem medo, ofende tudo e todos... sem Medo todos sabemos. Mas em alguns de nós o sentimento de injustiça e revolta já não dá para esconder, e as verdades têm que sair e ser expostas. Falo na primeira pessoa, e não com base no 'diz que disse'.
A máscara de salvadores da pátria, palavrinhas mansas e resposta para tudo já não convence perante as evidências. Resta adjudicar este texto diretamente ao MO, espero que não seja devolvido à procedência. Esta gente por São Vicente, já nem entre eles se entendem, e fazem da coisa pública campo de batalha! Vão a eleições num remake barato de há 12 anos!
A oposição estará presente, firmes e não vendidos, esperamos! Até porque hoje, mais que nunca, a exposição do que São Vicente e a sua câmara se tornou é deveras duvidoso, obscuro. Temos um Edil idóneo? Será? Teremos ao final de 12 anos, mais obras arranjadas à pressa? Mais supermercados? Um centro de saúde de ponta que não mete água? Ou vamos ter ainda mais a porcaria da estrada das Ginjas que já enjoa ouvir falar, quando nem as estradas do concelho conseguem manter devidamente! Reina os tempos do fim, a pancada imobiliária, sabemos bem porquê.
São Vicente pode crescer mais e melhor para todos e não só a barriga de alguns! E não é só em betão! Não me vendo com ameaças veladas, não preciso de frangos congelados à porta, nem de emprego martelado a pressa no IEFP!
Eu volto!
Obrigado MO
"Ventura Garcês"
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.