H á pessoas na Madeira que perderam o seu perfil de Facebook, há muitas formas de aplicar a maldade porque o Facebook permite acusações gratuitas com consequências. Há pessoas que estão a ver outros a usar o seu perfil, há pessoas a ver novas contas com o seu nome a surgir e a atuar como se fossem eles, ambos a partir do zero e ficam sujeitos à desconfiança das pessoas sem culpa. Isto é uma censura refinada em que não chega silenciar, mas também querem destruir a imagem pública das pessoas atuando como se fosse elas com perfis que se disputam a crescer a partir de amigos do zero. É uma usurpação de identidade.
Há várias formas de fazer perder o perfil, causada pela Meta (Facebook) por denúncias infundadas o que gera suspensão da conta, quando o Facebook desabilita temporariamente ou permanentemente um perfil após receber denúncias de violação das suas políticas (mesmo que estas sejam falsas ou infundadas).
Existe a desativação de conta ou remoção de perfil, ação da plataforma, a conta é tornada inacessível pela plataforma. Por várias razões e sempre sem contraditório, o Facebook é uma ditadura da sua razão, usando a exclusão por violação de termos, que o Facebook usaria, mesmo que a violação seja baseada em relatórios falsos.
No mais comum, pelo menos do que nos relatam, está o hacking ou invasão de conta, é uma ação criminosa de ter acesso não autorizado ao perfil. Muitas vezes, a exclusão da conta é a etapa final (ou uma das etapas) que o hacker executa.
Neste âmbito está a assunção de Conta (Account Takeover), quando um hacker assume o controlo total de uma conta. Quando se combina a invasão (hacking) com a remoção injusta por parte da plataforma. É frequentemente referido em debates e processos legais como, mas o Facebook não muda, por isso há cada vez mais desativação injusta de conta ou exclusão indevida de perfil.
Para nós isto é uma falha na prestação de serviços por parte da rede social, especialmente quando há invasão por hackers e o Facebook não restaura a conta rapidamente. É a ditadura do Facebook.
Se a sua conta foi alvo de hacking e/ou desativada por denúncias falsas, é importante que saiba que há procedimentos a seguir, não lhe garantimos sucesso, mas é o que se pode fazer, o problema está na impessoalidade do Facebook e sua ditadura de opinião, decisão, acusação, etc, nunca podem ser confrontados e por isso os hackers têm sucesso.
- O Facebook tem páginas específicas para relatar contas invadidas (facebook.com/hacked) ou desativadas injustamente.
- Guarde todos os e-mails e tentativas de contacto com o Facebook.
- Para entidades onde a rede social é importante recuperar, considere uma ação legal. Há precedentes legais onde a justiça condena o Facebook a indenizar o utilizador e restabelecer a conta devido a falha de segurança (hacking) e/ou desativação indevida.
