Type Here to Get Search Results !
A sintonizar estações...

Melim disponível para a inutilidade.

Moderação 0


H

istoricamente, a Festa da Juventude na Madeira nasceu e afirmou-se durante anos como uma das bandeiras mais ruidosas e marcantes da JSD Madeira. Nos anos 90 e início dos anos 2000, o evento funcionava como um colosso de mobilização política e social, trazendo à Região grandes cartazes nacionais e internacionais e servindo para a estrutura partidária juvenil "marcar território" e demonstrar a sua capacidade de organização e força junto da massa jovem.

Com o passar dos anos, o enfraquecimento das estruturas partidárias juvenis e a falta de capacidade de lideranças mais recentes em manter o fulgor próprio da juventude, levaram a uma concessão gradual deste património. O evento, que outrora carregava a sigla da JSD, acabou por ser absorvido pelas autarquias locais, convertendo-se num certame puramente municipal. O caso de Câmara de Lobos é o exemplo paradigmático dessa perda de identidade, aquilo que começou por ser um modelo de intervenção associativo e político passou a ser gerido e financiado inteiramente por terceiros.

O evento é agora promovido exclusivamente pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que inclusive alterou profundamente o conceito ao abandonar o antigo formato de "Semana da Juventude" para concentrar tudo em três dias na baía, retirando-o do tradicional Ilhéu. Do nome histórico e da chancela orgânica da JSD nada resta além do deserto, confirmando que as atuais lideranças parecem mais confortáveis no aconchego de uma "prateleira dourada" do que a dar a cara pela herança e dinamismo que antes definiam a sua organização.

Com uma juventude com tantos problemas nesta terra, para ter oportunidades, emprego capaz de organizar uma vida, falta de habitação e a emigração em larga escala porque a terra só dá para fazer camas, alugar carros e partir pedra, é uma tristeza franciscana a atual situação das organizações políticas de juventude na Madeira. Um desastre, só existe para emprego próprio.

Sou um desses jovens de então, da quinta e da escola Francisco Franco, sei que isto está profuso de organizações e festas, mas a Festa da Juventude tinha raízes históricas, os outros vieram depois, perdeu-se com o enfraquecimento da organização e da (falta) qualidade dos quadros. E bico calado porque é a grande verdade! Melim, estás vivo ou estás morto?

Enviar um comentário

0 Comentários
* Sujeito a moderação. Seja cordial, educado e não faça spam.