O
No encerramento do 43.º Congresso do PSD (junho de 2026), Luís Montenegro anunciou a criação de Fundo Soberano de Portugal, uma mudança de estratégia na intervenção económica do Estado. Para quê? Para recomprar o que o PSD vendeu por 5 ou 6 vezes mais do valor de venda. Deu lucros de presente e depois recompra com 5 ou 6 um valor maior do que vendeu. Que negócios são estes, que técnicos e que bestas tecnocratas destroem países assim em vez de ajudar a recuperar. Afinal são todos comissões liquidatárias, agentes de execução.
Mas a pulga fica atrás da orelha, porque o PSD é um partido menino de usar dinheiros públicos para financiar amigos da iniciativa privada, é olhar para a Madeira. Mas segundo Luís Montenegro, convém escrever, as principais pretensões e objetivos delineados para este fundo incluem:
A principal meta é dotar o Estado de um instrumento ágil de autonomia e soberania económica. Montenegro pretende que o fundo seja utilizado para entrar ou consolidar posições no capital de empresas que operam em setores vitais. Só acordaram agora? Não compreendo! O PSD agora é socialista? Só agora é que estão preocupados com a soberania? E aquele "crânio" do vende-vende chamado Passos Coelho está a favor?
O Governo tem sob a mira entidades estratégicas (como a REN ou a Galp), permitindo uma maior capacidade de resposta e tutela nacional face a falhas de gestão ou crises infraestruturais (como apagões e tempestades). Duas questões, a ministra da administração interna que se demitiu reconheceu que era incompetente, para a política não vai gente competente, a política contamina com amigos as empresas públicas, o Governo paga mal e tarde, o que vai mesmo fazer? Gastar dinheiro?
Mas não fica por aqui, o Estado quer ter mão na Banca e nas Comunicações. Porque já não fez isso quando emprestou dinheiro? Porque não converteu em posição societária? O Estado quer ter uma palavra a dizer no desenvolvimento e estabilidade de operadores importantes do mercado nestas áreas, embora a Caixa Geral de Depósitos (CGD) fique fora deste veículo. Portanto, são que bancos? De investimento? Para quem? Os amigos com cunha? Comunicações?! Como o Siresp?
Mas dizem que o fundo servirá para acionar mecanismos de controlo caso concessionários privados falhem nas suas obrigações, além de centralizar a participação pública que restar de processos como a privatização da TAP (onde o Estado pretende manter 50,01%). Que salsalhada é esta de vai à frente e vem atrás?
Ao que parece, porque muitas vezes lançam verdes para ver a reação das pessoas, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública será a entidade responsável por operacionalizar o fundo soberano. Mas então gere participações em empresas e os produtos financeiros, não digam isso ao Trump que ele imita, ele também gosta de manipular os mercados.
Adivinhem de onde vem o dinheiro! Felizmente não se lembraram da Segurança Social nem das ideais loucas da Maria Luíz Albuquerque, o veículo será financiado anualmente pelo Orçamento do Estado e através do mercado de dívida pública. Outra vez o povinho de quem ninguém se lembra para uma vida melhor.
O Governo de Montenegro quer criar uma "almofada" de segurança e controlo sobre as grandes decisões económicas do país, contrariando a ideia de um Estado puramente assistencialista e assumindo um papel de investidor estratégico. Desculpem lá, dito assim é de propósito, isto não é socialismo? Olha o Partido Socialista começar a subir mais nas sondagens.
É perigoso todas estas funções na mão do Governo.
Envie texto ou siga-nos nas redes sociais:


Regras e Diretrizes da Comunidade
1: Não publique e-mail ou qualquer tipo de informação pessoal.
2: Não publique links do seu próprio blog/site.
3: Não faça spam, respeite.
4: Para Ajuda e Suporte, utilize o formulário de Contato.