O s últimos dias têm sido pródigos em ruído e ruído não são notícias. O Diário publicou um artigo assinado por Jorge Sousa sobre as faltas de deputados na Assembleia Regional e lançou uma bomba na opinião pública. Factos são factos e, desde que haja interesse público, devem ser noticiados.
Mas uma coisa são notícias, outra é o modo ardiloso como se as publica e o Diretor do Diário sabe-as todas. A mesma notícia pode ter dois títulos antagónicos que podem manipular intencionalmente a opinião pública. A notícia em causa coloca a negrito o facto dos deputados do Partido Socialista serem os mais faltosos o que é verdade. A verdade é a verdade, mas o que faltou ao Diário, na sua busca pela verdade, foi saber as razões pelas faltas justificadas dos ilustres deputados.
Em reação à notícia, uma das visadas, a deputada Elisa Seixas escreve no seu habitual artigo de opinião que deixará de colaborar com o Diário acusando o Diário de não ter tido a atitude mais correta (link). Está no seu direito inalienável e mostrou coluna vertebral.
A história podia acabar aqui, mas já nos dias anteriores, na sua rubrica eclesiástica “Boa Noite”, o Diretor do Diário já tinha demonstrado o seu repúdio por se confundir as notícias dos jornais com as das redes sociais e até aqui compreende-se que defenda a idoneidade dos profissionais que todos os dias informam o público com a independência (?) exigida.
Se o assunto já poderia estar sanado e esquecido, o Diretor do Diário num novo episódio da sua novela “Boa Noite”, tal como um miúdo esgrouviado a quem tiraram um chupa-chupa, vem lamentar que a ilustre deputada venha desperdiçar a oportunidade que lhe foi dada para escrever no Diário. Então era isso! Escrever no Diário é uma dádiva de Deus dada a poucos iluminados, o melhor mesmo era os articulistas terem de pagar para o Diário ter leitores.
Do outro lado da moeda do verdadeiro jornalismo, uma palavra de regozijo, para o artigo de sábado do subdiretor do JM, Miguel Silva, lamentando-se do sonegar constante de informação por parte alguns departamentos do Governo Regional. É de homem! (link)
Dado o interesse público, sinto pena que esta opinião tenha sido escrita nas redes sociais, se fosse no Diário tinha mais leitores.
Tenham (todos) um Bom Dia e não se esqueçam de ir hoje à missa, porque sempre alivia a consciência.
Enviado por Denúncia Anónima.
Domingo, 28 de Agosto de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.