O Arraial do Senhor Bom Jesus, uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas da Madeira, está em risco de não se realizar este ano devido a problemas financeiros. O presidente da Junta de Freguesia de Ponta Delgada, Miguel Freitas, apelou à população para ajudar a organizar e a financiar o evento. No entanto, alguns moradores estão criticando a junta de freguesia por não pedir ajuda ao município de São Vicente.
"Antigamente, as pessoas enfeitavam as ruas da freguesia voluntariamente, nunca alguém das autoridades camarárias ou da junta de freguesia ajudou naquele tempo", disse um morador. "Hoje em dia, a câmara e a junta de freguesia têm dinheiro. Querem pessoal? Que paguem!”
“Todos os anos vão rios de dinheiros para as Festas de São Vicente, para vermos canalha bêbada, então porque é que não há dinheiro suficiente para o Arraial da Ponta Delgada, que é mais antigo e tradicional?” disse outro morador. “Antigamente a festa de São Vicente era uma festinha, não era nada daquilo que temos nos dias de hoje, querem competir com o Porto Moniz, mas não temos tanta largueza como eles lá.”
“O Arraial é um lugar da fé, pois também é um santuário para os peregrinos, aquilo que nós chamamos de romeiros”. Disse outro morador “E sempre foi forte, ainda primeiro do que as festas de São Vicente começarem a ser. As festas de São Vicente são famosas de há poucos anos para cá.”
O município de São Vicente ainda não se pronunciou sobre o assunto.
O Arraial do Senhor Bom Jesus é uma festa religiosa que se realiza anualmente na freguesia de Ponta Delgada, no concelho de São Vicente. A festa dura dois dias e é uma das maiores e mais tradicionais da Madeira. No arraial há música, dança, comida e bebida. Há também uma procissão religiosa que percorre as ruas da freguesia.
A festa é uma importante fonte de receita para a freguesia. No entanto, os custos de organização da festa têm aumentado nos últimos anos. Isso tem dificultado a organização do arraial e tem colocado em risco a sua realização.
O apelo do presidente da Junta de Freguesia de Ponta Delgada à população, para ajudar a organizar e a financiar o arraial, é uma tentativa de evitar que a festa seja cancelada este ano. No entanto, é possível que o arraial não se realize se a população não se mobilizar e se o município de São Vicente não oferecer ajuda.
Créditos: Arraial do Senhor Bom Jesus Ponta Delgada.1958, Atelier Vicente's - Museu de Fotografia da Madeira.
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 17 de agosto de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.