B om dia Correio da Madeira e todos os leitores. Escrevo desde um café na Camacha. Esta manhã fui ao Mercado do Santo e lá comprei banana a 1€ ao quilo, com certeza uma banana vendida do produtor aos consumidor. Eu sei que a cadeia de distribuição alimentar tem que retirar o seu ganho, no entanto, se tivermos muitos intermediários ou um esquema como o do Sousa nos portos, a longa cadeia logística torna os preços incomportáveis para o consumidor madeirense que é muito mal pago. Não se consegue viver na Madeira.
Os intermediários tendem a pagar mal ao produtor e a esfolar o consumidor, isto é tanto verdade que faço a seguinte leitura...
Vi e bem a JPP lutar por melhor valorização da banana no produtor porque corria-se o risco de não valer a pena, perante os custos de produção que estão a aumentar, e os terrenos serem deixados ao abandono para mais obras ou uma paisagem irreconhecível. O que a JPP pretendia era um pouco de consciência do Governo Regional para que se deixasse de matar o produtor, criando organismos intermédios para os boys e girls que têm de empregar, que existem porque há produtores de banana e porque vem dinheiro da Europa para compensar os agricultores. A GESBA está no meio e produz triagem e embalamento.
O que se vinha a notar é que o intermediário abusava da sua condição e tinha "sinais exteriores de riqueza", abuso do dinheiro que era dos agricultores para mordomias e alucinações próprias. Deu briga de "meia noite".
O que se nota agora é que o Governo Regional e a GESBA continuam na mesma onda, ou seja, a boa vida é para continuar e transfere-se a melhoria do pagamento aos produtores aos consumidores. A loucura, mordomias e alucinações são para continuar e a culpa da banana mais cara terá a narrativa contra a JPP, com total cinismo. Não sei se o partido já viu isto?!
Já tinha lido no CM que com gente mal encarada que não se corrige, mais valia a pena os produtores terem venda direta. Eu tenho o exemplo, quase que comprava dois quilos de banana no Mercado do Santo em vez de um no Continente da Camacha, só faltou 12 cêntimos.
É lamentável o tipo de política que se faz na Madeira, sobretudo dos ardilosos do PSD que para terem razão imputam sempre mais e mais despesa ao madeirenses com o seu gangue que tem que viver bem. Nunca zela pelos vencimentos nem pelo custo de vida, pagamos sempre tudo, a boa vida, as dívidas, os monopólios, enfim. Até ao dia que este povo finalmente acordar e fizer uma revolução. Estamos a precisar e os partidos continuarem a ser uns vendidos a esta bandidagem e quererem também a sua parte da boa vida.
Eu acho os supermercados uns ladrões, a ARAE um bando de bestas com um VAR à frente, o GR um facilitador de negócios aos seus e um traidor dos madeirenses. Cada vez mais comprarei genuinamente aos Mercados tipo o do Santo.
Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 30 de junho de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.