Saiu mais uma vez a fava o cardeal Ricardo Oliveira


Recorte da última página DN-M de hoje.

aiu mais uma vez a “fava” a Ricardo Miguel Oliveira no bolo rei dos Direitos de Resposta pedidos pelo JPP, por decisão da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC). Desta feita teve a ver com o editorial de página assinado pelo cardeal em que clamava “Em defesa da Liberdade de Imprensa”, a 25 de julho de 2024, tendo como base as declarações de Élvio Sousa a propósito do Conselho de Redação do DN.

Diz Ricardo que “desmascara o agente de desinformação em curso na Região e comprova a sua total ausência de conhecimento em relação ao funcionamento deste jornal e respetivo CR sobre o qual tece levianamente considerações abusivas”. No texto o diretor do DN criticava ainda Élvio Sousa, de atentar “de diversas formas contra a liberdade de imprensa e tentou condicionar jornalistas”, invocando ainda “expressões desproporcionadamente desprimorosas, ofensivas provocatórias ou trocistas desfasadas do tom do texto original”.

Estas considerações não comoveram a ERC que refere a esse propósito que “a proibição legal do uso de expressões desproporcionadamente desprimorosas visa garantir um principio de “igualdade de armas” entre as partes” tendo como referência expressões usadas pelo diretor do DN como sejam “recorre novamente à mentira (…) as opiniões de Élvio Sousa têm o condão de confirmar o intuito óbvio da baixa política” ou “O Diário de Notícias da Madeira não cede a chantagens e ameaças” concluindo a ERC que é ilícita a decisão do DN em recusar a publicação do Direito de Resposta ao verificar-se que “existe reciprocidade em termos de desprimor entre o editorial e a resposta” do JPP, assinada por Lina Pereira.

Como “quem não se sente não é filho de boa gente”, todos os que se sentirem visados “desprimorosamente” pelo DN ou outro órgão de comunicação devem exigir o respetivo Direito de Resposta. Goste ou não, Ricardo Oliveira lá teve de publicar e mastigar a fava que uma vez mais lhe saiu em sorte (ou azar).

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 2 de Outubro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira

Enviar um comentário

0 Comentários