Pode um Madeirense pedir uma bela espetada à Madeirense?


Em nome da gastronomia madeirense, por uma quiche vos darei uma sopa do campo.

C irculam por aí, pela internet uns vídeos muito engraçados de um senhor (que por acaso é candidato a presidente do Governo Regional da Madeira) a promover pratos fáceis e económicos, … da gastronomia italiana e alemã!

Com o pretexto de ser económico cozinhou, no Dia dos Namorados, um spaghetti alla putanesca *, prato associado às prostitutas que interrompiam o trabalho, para se alimentarem rapidamente e rapidamente voltarem às ruas; e, não satisfeito com tamanha façanha decidiu brindar os madeirenses com um novo prato uma torta alemã, a quiche!

A visão snob da realidade não lhe permite ver o que é mais genuíno da nossa cultura. Depois dos atropelos ao folclore na BTL, agora mais este ignorar da gastronomia e tradição cá da Ilha.

Pois, por económico, se quereis spaghetti alla putanesca, vos darei a bela sopa fumegante do campo; ou contra a germânica quiche vos ofereço uns simpáticos chicharros fritos com papas de milho!

E, por ser o mais fácil e simples do mundo, e nosso, uma bela espetada! Carne e sal! Apenas carne e sal! Não poderão os Madeirenses desejar uma bela espetada à Madeirense, Sr. Presidente!

João Dias



* O prato das prostitutas de Nápoles: Uma das histórias mais conhecidas diz que a receita nasceu nos bordéis de Nápoles no século XX. As trabalhadoras do sexo precisavam de refeições rápidas e energéticas entre os atendimentos e criaram esse molho com ingredientes simples e fáceis de armazenar: tomate, alcaparras, azeitonas, alho, azeite, anchovas e pimenta. Além disso, o aroma intenso ajudaria a atrair clientes para os estabelecimentos.

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 19 de março de 2025
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere ao nosso canal do Whatsapp
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere à nossa 
Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Link para donativo

Enviar um comentário

0 Comentários