As sondagens não servem para prever a votação, mas para manipular a votação.

 

Truman, vencedor, goza de uma capa que noticia a vitória de Dewey, o perdedor.

Vão olhando para a fotografia que já se fala ...

D evo ser o último a fazer um comentário sobre a sondagem do JM. Trabalha-se. Mas isso é uma vantagem porque ouvi muita gente, a ideia predominante é que não acham que a sondagem expresse a realidade e, quando muita gente diz isso, baixa a guarda sobre as suas opções. As pessoas, na maioria, entraram em repulsa ao resultado e acham manobra para cortar o ímpeto, sobretudo à JPP, e provocar abstenção. A esperança do PSD, porque os seus vão votar. Se souberem fazer as coisas, acaba por resultar o contrário, as pessoas enfurecem e mobilizam-se para mostrar o contrário, a verdade.

Li os textos do Madeira Opina, adorei esta frase:

A sondagem é como a previsão meteorológica, quando dá errado encolhemos os ombros, mas se indica mau tempo não fazemos atividades ao ar livre. Nas sondagens, podem desmobilizar para produzir outro resultado, quando descobrimos a verdade, já é tarde e o voto caiu ou você ficou em casa. (link)

Eleições não são previsões meteorológicas, se elas falham você pode não fazer uma caminhada num dia, mas sondagem e eleições são à partida para 4 anos, vá votar!

Vamos à foto!

As eleições presidenciais de 1948 nos Estados Unidos foram um dos casos mais famosos de erro em sondagens na história política. OK, não tinham os meios que temos agora, mas também temos outras contingências. O que aconteceu é que as agências de sondagens, por lá designavam-se por institutos de pesquisa, previram uma ampla e confortável para o republicano Thomas E. Dewey sobre o democrata Harry S. Truman, leram ampla e confortável, mas no dia da eleição, Truman venceu surpreendentemente com uma margem sólida. Nos "antípodas" da sondagem. Como se falha tão grosseiramente?!

Dizem que foi por interrupção precoce das pesquisas, ou seja, naquele tempo era semanas antes da eleição. Os resultados foram tais que, acreditando que o resultado já estava definido, pararam de recolher dados. Mas o problema não se ficou por aqui, a amostragem também estava enviesada, porque as pesquisas basearam-se em métodos que favoreciam eleitores republicanos. Se calhar vocês esboçaram um sorriso aqui por aquilo que pensam da sondagem do JM.

Naquela altura, os tais institutos, usaram listas telefónicas e registos de proprietários de automóveis para selecionar os seus entrevistados. Como os telefones e carros, na altura, eram menos acessíveis aos eleitores de média/baixa classe (que tendiam a votar em Truman), os resultados foram distorcidos.

A confiança excessiva de que Dewey ia muito à frente fez com que muitos eleitores democratas ficassem desmotivados, até mesmo os próprios republicanos se tornaram displicentes levando muitos a não irem votar.

Truman teve uma campanha muito ativa, percorreu os Estados Unidos de comboio, a ação de campanha chamava-se “Whistle Stop Tour” (uma campanha itinerante de estações e apeadeiros, por vezes por apito onde quer que fosse). Foi bem pensado, com "casa às costas", sempre fresco, fazia discursos energéticos e sabia conquistar votos.

Dewey, foi confiando nas sondagens favoráveis, com uma certa soberba adotou uma campanha mais branda e sem propostas concretas. Os historiadores dizem que isso pode ter desmotivado eleitores indecisos.

Tantas semelhanças...

As circunstâncias e conjuntura fizeram com que muitos eleitores indecisos se decidissem por apoiar Truman nos últimos dias, mas como as pesquisas já tinham parado, nada disso foi detetado. É por isso que agora se faz sondagens no limite.

No entanto, o erro foi tão grande que o famoso jornal Chicago Daily Tribune imprimiu antecipadamente a sua manchete com "Dewey Defeats Truman" (Dewey derrota Turman), levando à icónica fotografia que vocês veem em cima, de Truman, o verdadeiro vencedor, empunhando o jornal às gargalhadas. O erro nas sondagens de 1948 fez com que os "institutos" corrigissem as suas metodologias, incluindo amostragens mais representativas e pesquisas mais próximas da data da eleição.

No resultado do JM, vejo a soberba do Albuquerque, que controla tudo mas sai sempre a correr. Vejo um PSD moribundo acreditando nos seus esquemas e umas formiguinhas a trabalhar. Vejo 18% sem saber o que fazem e vejo uma amostra enviesada.

Vocês sabem qual a maior piada disto tudo? É que qualquer sondagem, por mais perfeita que seja, é antes da eleição e todos nós podemos gozar delas com o nosso voto! Não me importo se gastarem papel e tinta com um "arrasador" para 24 ... o dia.

Vão votar, isto vai ser lindo.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 18 de março de 2025
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere ao nosso canal do Whatsapp
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere à nossa 
Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Link para donativo

Enviar um comentário

0 Comentários