São Vicente, aquele concelho nortenho da ilha da Madeira, o mais verde e, para alguns, o mais atrasado, também com menor população.
S ão Vicente ainda é aquele concelho da Madeira à moda antiga, onde vizinhos, conhecidos e até desconhecidos se sentem no direito de controlar todos os seus movimentos. Os vicentinos sabem tudo sobre si, principalmente se não for do agrado deles. E sabem mesmo tudo: a que horas sai e chega, com quem anda ou fala, o que faz da sua vida. Quero partilhar convosco a seguinte situação: os vicentinos, em geral, detestam não saber nada da minha vida particular! É verdade! Isso perturba-os profundamente! Mas afinal, o que faço? Como ganho a vida? O que sei? Como tenho acesso a certas informações? Os meus vizinhos e alguns conhecidos ficam "furiosos" por não saberem o que faço! Então, provocam-me a mim e à minha família, inventando calúnias! Somos constantemente bombardeados com falsas notícias sobre nós. É um terror! Mas, afinal, sou obrigado a dizer o que faço da minha vida? Porquê? Quem são vocês para saberem? E qual é o vosso interesse em saber os meus assuntos? A vossa vida não vos chega? E por que inventam tantas mentiras e calúnias a meu respeito?! Que necessidade tenho eu de vos dar explicações sobre a minha vida?! A vossa vida não vos basta, curiosos? Devo-vos alguma coisa? Tentar viver uma vida tranquila e passar despercebido em São Vicente é quase impossível!
É um concelho de gente muito peculiar e, na minha opinião, quase 70% da população não presta, são pessoas más e invejosas. Apenas uns 30% são boa gente, e estou a ser generoso. Sim! Em São Vicente as pessoas são muito maledicentes, inventam calúnias a todo o custo para denegrir quem não gostam, são interesseiras, focadas no próprio umbigo e, principalmente, no que podem sugar e explorar dos outros.
Aos vicentinos só lhes interessa o "partido laranja" porque é o único que lhes dá uns favores em troca de outros, nada mais. Enquanto alguns vicentinos se contentam com esses favores, os representantes do "partido laranja" auferem ordenados muito bons. Mas também, apesar de os representantes e empresários do "partido laranja" ganharem bem e desfilarem as suas riquezas, muitas vezes não têm dinheiro para pagar coisas simples, ficando a dever vestidos, hospedagem, entre outras dívidas. Enfim... o que importa é manter as aparências de serem ricos, gozando na cara dos pobres que os apoiam e os mantêm no poder.
A ética e a moral morreram há muito neste concelho nortenho. O que interessa é mostrar, porque as vistas veem o que os outros querem mostrar, sem questionar a origem do dinheiro ou o direito de alguns serem ricos enquanto outros vivem na miséria. Isso é tabu para os vicentinos. Corrupção é "o novo preto", e quem não é corrupto é tonto, parvo ou estúpido. Desde que seja tudo "do partido laranja", está tudo bem.
Vejamos, passaram-se doze anos, três mandatos. O que fizeram o presidente da câmara municipal de São Vicente e os presidentes de junta de Ponta Delgada, Boaventura e São Vicente? A resposta: absolutamente nada! Mas o povo vicentino gosta tanto disto que confiou consecutivamente nos mesmos para os governarem localmente. Ninguém pergunta para onde foi o dinheiro que o concelho recebeu ao longo destes anos? Se não há nada feito, para onde foi esse dinheiro? Assim como ninguém questiona como é que o presidente do município e os restantes representantes do "partido laranja" arranjaram dinheiro para as suas vidas de luxo. Isso ninguém questiona, e até assobia para o lado.
Dentro de alguns meses haverá novamente eleições autárquicas, e quase de certeza absoluta que será de novo o "partido laranja" a vencer! E pouco interessa quem serão os candidatos, nem as suas qualificações e competências. Até pode ser "um porco", "uma cabra", "uma vaca", "uma cadela", ou qualquer outro animal, pouco importa. O que interessa é o "partido laranja" vencer para manter os mesmos a "mamar da gamela". Porque o dinheiro destinado ao concelho é para servir apenas os que fazem parte desse grupo partidário e não os vicentinos em geral.
Quanto aos representantes dos partidos da oposição, segundo os vicentinos, nenhum presta e nenhum é bom, e pouco interessa a sua profissão. Desde que seja de uma cor partidária diferente, não presta! Tem muitos defeitos, maus feitios e má reputação! Só os que são do "partido laranja" é que são bons para os vicentinos, e pouco interessa se têm formação ou não, ou o que faziam antes de serem responsáveis pelo município de São Vicente. Só os do "partido laranja" têm essa permissão. Mas se for dos partidos da oposição, aí Jesus! Todos os vicentinos caem em cima! E depois é só dizer mal e inventar todo o tipo de coisas sobre essas pessoas. Porque esses, na ótica dos vicentinos ou dos tais 70%, não prestam para serem responsáveis pelo município de São Vicente. E não prestam porquê? É simples: quem entrar que não seja do "partido laranja" representa sempre uma ameaça aos que lá estão há tantos anos a "mamar". Simples, assim.
Porque em São Vicente, perante os tais 70%, todo aquele que é da oposição tem muitos defeitos e senões, ou seja, jamais os vicentinos querem que alguém da oposição chegue a governar o município e os seus órgãos. Mas quem fala a verdade em São Vicente ainda é castigado, visto com maus olhos, tem a fama de invejoso, entre tantas outras besteiras que os da oposição ouvem da boca dos vicentinos. Porque os tais 70% dos vicentinos são todos uns interesseiros. Têm nojo de quem faz parte da oposição, mas não têm nojo do dinheiro de quem faz parte da oposição. Se a oposição oferecer algo, os sacanas aceitam, lambem os dedos e logo a seguir já estão a arrotar, a pedir mais e a dizer mal dos representantes da oposição. Mas se for um "do partido laranja" a oferecer, os vicentinos recebem, dão beijos e abraços, está tudo bem e depois vão lá votar no "partido laranja”.
Por que é que ainda há eleições nesta autarquia? Nem era preciso haver eleições, pois já sabemos que o "partido laranja" vai.
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere à nossa Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências e Opinião
Segue o site do Madeira Opina
Link para donativo
Informações
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.