- O PSD "perdeu o norte", literalmente. Não perdeu mais porque foi acompanhado pelo CDS. O PSD já não consegue candidatos carismáticos como antigamente, não os tem. Se tivesse, não tinha posto na Ponta do Sol uma pessoa com problemas com a justiça e que ganhou pelo grupo que o acompanhava, mas também porque o povo gostou de repetir o que fez nas regionais.
- Ainda algum povo é ingrato e isso viu-se na Ponta do Sol. Veremos se quando a conta da água aumentar e muito, não dirão: volta, Célia.
- O povo já vai aprendendo que nas autárquicas não interessa muito o partido, mas sim a pessoa, e por isso São Vicente mudou radicalmente. Não se pense que o eleito vai barrar as mulheres ou que vai impedir a entrada de imigrantes. Uma câmara não tem poderes para isso.
- Muitos partidos/candidatos só ajudam o mais votado, tal como aconteceu no Funchal. Quem não estava satisfeito ia votar no JPP, PS ou Chega, todavia dissiparam os votos nos outros que nunca teriam chance de lá chegarem.
- Santana é o exemplo do que um candidato deve ser: humilde, que fala com todos e faz o que pode com o que tem. Tomara houvesse mais eleitos assim.
- Páginas de Facebook como o Jornal de São Vicente alavancam candidatos e destroem outros. Daqui a quatro anos haverá idênticos em todos os concelhos?
Boa sorte para todos. Vão precisar de mostrar trabalho e principalmente carisma e humildade, caso contrário mais cores farão parte do mapa daqui a quatro anos.