D epois da alegria inicial para os apoiantes da Confiança, que veriam Miguel Silva Gouveia a governar a CMF, o resultado depois torna-se agridoce para Assembleia Municipal onde as forças de bloqueio têm hipóteses de repetir o que temos visto nos últimos anos, com mais ou menos nível, a "peixeirada".
Fazendo fé nos resultados da sondagem e sabendo que entre os resultados da Câmara Municipal e a Assembleia Municipal pode haver discrepâncias, já que receberemos 3 boletins de voto: Câmara, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia; os resultados "seguros" somados dariam a Confiança com 42,8% + JPP 3,8% + PPM 0,5%, o que resultaria em 46,9%; e a coligação do PSD/CDS 38,8% + Chega 4,2% + PTP 1,6% (que tem sido aliado do PSD na coligação negativa na Assembleia Municipal), daria 44,6%. Ficariam de fora as incógnitas Iniciativa Liberal, naturalmente de Direita, com 2,1% e a CDU com 2,% que também não tem sido pêra doce na Assembleia Municipal para a Confiança.
Uma citação para o partido RIR, que não apresenta resultado nesta sondagem, mas que deve estar algures nos restantes 4,2% omissos de partido e votos brancos/nulos. O RIR manifestou apoio a Pedro Calado, por ventura a origem da sua previsível ruína eleitoral depois de ser o peixeiro-mór da coligação negativa, vulgo, forças de bloqueio. Experimentou a vereação, a oposição e agora poderá experimentar a ausência. Outra citação para a margem de erro máxima que é de 2,49%, na contagem da Assembleia Municipal tudo conta.
Das 1.733 entrevistas, 208 recusaram responder (9,8%), se normalmente esta atitude está com quem não quer dar "bandeira" que não vota PSD, com medo de represálias, pode estar aqui uma bela alegria para o candidato da Confiança.
Um elemento importante! Nas passadas eleições autárquicas de 2017, no Funchal, a votação para a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal teve uma diferença de -3,36% para esta última na Confiança, e de -0,12% no caso do PSD.
para o Funchal no DN-Madeira em 2021:
Enviado por chat do Facebook
Quinta-feira, 22 de Julho de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.