Você sabe comprar um perfume?

 

A TV é dominada por publicidades de perfumes, relógios e chocolates nesta época festiva. Aliás, o primeiro cheirinho de Natal é literalmente dado pelos perfumes, na caixinha que mudou o mundo mas nunca deu cheiro, a não ser quando avaria. Normalmente, quando vamos comprar um perfume procuramos cheiros, mais intensos e mais fracos, que durem mais ou que não sejam enjoativos, que tenham a cara da pessoa mas também que esteja no preço que queremos gastar. Comprar um perfume para uma pessoa pode não ser fácil, por essa razão os presentes trazem no exterior, para além do talão de troca, um frasquinho de amostra para a pessoa experimentar antes de abrir.

Mas quando vamos à procura de um perfume o que devemos ter em mente? Simples! É para um dia de trabalho? É para umas horas noturnas ou diurnas, de festa? É para o Verão ou o Inverno? Feminino ou do masculino? Personalidade... Há pessoas que marcam as suas viagens singulares com perfume, compram pela primeira vez para uma viagem e o cheiro torna-se associado ao destino. E no trabalho, quantas pessoas têm uma imagem de marca num cheiro de perfume? Perfume é glamour mas no passado disfarçava gente menos asseada.

Perfumes, como é? Isso de cheirinho fraquinho e fortezinho não é medida. Há 5 categorias pela intensidade:

  • Parfum: é o produto com maior concentração de extractos ou óleos originais, basta 20 a 40% de concentração para se considerar um produto superior, dependendo da origem do extracto ou óleo pode ser caro, caríssimo, depende. Estes "perfumes" que tendem a manchar as roupas, por isso se aplica pouco na pele. Estas concentrações fazem o perfume durar o dia, alguns ultrapassam de tão ativos.
  • Eau de Parfum: como o nome indica é um sucedâneo inferior, uma parte da diluição do perfume pode dar duas ou três de Eau de Parfum, a diluição é de 11 a 15%, é o ideal para o trabalho ou convívio extensos. De novo e conforme a origem da essência pode durar de forma plena entre 6 a 8 horas.
  • Eau de Toilette: é suave, para momentos descontraídos, noites, entre 6 a 10% de diluição do perfume base. São os perfumes predominantes no mercado nacional, pelas características sócio-económicas e zona climática.
  • Eau de Cologne: muitas vezes associada a bébés ou para se sentir fresco (Verão). A diluição vai de 3 a 5%.
  • Eau de Fraîche: de 1 a 3% de diluição e uma duração de 2 horas, até podem durar mais mas são subtis, muitas vezes estão em subprodutos, tipo after-shave, por isso dizem que é um perfume egoísta, um perfume íntimo, um conforto pessoal.

O cheiro que sentimos, a fragância, tem sempre uma base predominante (cítricas, fresh, frutais, florais, orientais e amadeiradas), são as famílias olfactivas mas podem receber misturas secretas (ex. floral/amadeirado) que garantem o sucesso pela singularidade, o segredo das vendas. No entanto, será catalogada pela família olfactiva base. Mas ainda não descobrimos tudo nos perfumes, porque o nosso corpo, a pele, nosso cheiro associa-se ao perfume e produz em conjunto com o nosso calor uma derivação do produto da embalagem e uma projeção aos outros. Lembre-se daqueles cheirinhos de casa, com uma vela por baixo, a provocar a difusão de cheiro num óleo que aquece. Somos quase iguais.

Mas ainda não acabou, o que o prende às pessoas? O que realça? O que o seduz? São as notas! Não as que saem da algibeira para o perfume mas as várias etapas com que interpretamos um perfume, ele não é sempre igual, o aroma do perfume muda na nossa pele por ação do calor corporal com o passar das horas. Deve-se à decomposição, pelo calor do nosso corpo, das diversas fragâncias de que se compõe o nosso perfume. Cada evaporação por fragância gera a chamada nota, que pode ser de saída, coração ou fundo. As notas de saída são as primeiras sensações do perfume que sentimos, por norma as de inferior duração com base nas cítricas ou herbais. As notas de coração são as que corporizam o perfume, evaporam devagar e normalmente são frutais e florais. As notas de fundo são a base do perfume, o cheiro que mais se fixa e dura na pele, são o fim da duração do perfume, dizem que provêm dos cedros, pinho, especiarias, gengibre, noz moscada e resinas.

E você pensava que ficava baralhado(a) com tantos cheiros na escolha, pensar na pessoa e nos momentos a usar. Deixe-me adivinhar, vai comprar chocolates. Venha aos perfumes, traga tempo e divirta-se. Olhe, não peça milagres aos perfumes nalgumas pessoas, não encaixam. Ahhh, nunca compre pela embalagem bonitinha, cheire!

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira