S ou do tempo em que se esperava com alguma ansiedade que o distribuidor do Diário deitasse na caixa de correio logo pela manhã o matutino mais lido da Madeira. Eram as únicas notícias fidedignas que tínhamos pois era público que o “jornal dos padres” era do PPD.
Enquanto molhávamos o pão no café líamos as verdades, admirando a coragem dos jornalistas que escreviam no Diário. Eram os nossos heróis pois escreviam o que nos ia na alma, mas que não tínhamos coragem de dizer em público.
E o melhor de tudo é que quando chegávamos ao emprego, comentávamos em surdina “leste o Diário de hoje? O Alberto João deve ter ficado louco com aquela notícia”.
Hoje, graças à internet, já ninguém espera pelo Diário, temos à distância do dedo indicador no telemóvel, todas as notícias que queremos e quando queremos. Hoje tomo o pequeno-almoço agarrado ao telemóvel onde leio o Público, o JN, o DN e lá muito raramente dou um salto à página eletrónica do Diário para ler as letras gordas. A piada é quando a minha mulher passa por mim e me vê a rir, pergunta sempre “estás a ler o Diário?”.
O Diário deixou de ser a minha religião para ser apenas um divertimento. As notícias divertem-me porque deixaram de ser irreverentes para serem manipuladoras da verdade, com a agravante de agora ser necessário uma password para ler notícias de inaugurações.
Ontem no JN online li uma notícia (que até já tinha recebido no Twitter) de que a Policia Judiciária tinha efetuado buscas em sociedades e gabinetes de contabilidade, duvidando de 19 projetos financiados pelo FEDER aprovados na Região Autónoma da Madeira. Segundo o JN, a PJ executou 40 buscas suspeitando de uma burla de três milhões de euros, executando 20 mandados de busca em Gabinetes de Contabilidade e Sociedades Comerciais. Como a notícia parece dizer respeito à Madeira julguei que o Diário iria investigar e fazer notícia de primeira página sobre quais os Gabinetes de Contabilidade e as sociedades comerciais que foram alvo de rusgas, mas não tive sorte e tive de me contentar com uma primeira página com “Venezuelanos, Alemães e Brasileiros lideram estrangeiros na Região”. Que notícia mais dramática!
Sinto saudades do cheiro do papel, da tinta ainda fresca e das notícias do Diário.
Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 1 de Junho de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.