A nda a correr nas redes sociais uma série de vídeos que, segundo os seus autores, vai percorrer o país para mostrar a quantidade de estrangeiros que estão no país, dizendo que são uma "infestação". Não há qualquer dúvida que isto tem o dedo da extrema direita e pretende revoltar os portugueses quando vamos a caminho das Legislativas Nacionais.
Lembrem-se que foram os estrangeiros, enquanto turistas, que trouxeram bons resultados nas contas públicas portuguesas e que ajudam a pagar a dívida externa. Foram os estrangeiros que seguraram a produção em muitas áreas onde o país estava carenciado. Não é um elogio porque trouxe mais contraindicações do que benesses, a recuperação de edifícios degradados por via dos Vistos Gold.
O primeiro vídeo foca-se nos mais humildes que vêm tentar melhorar a sua condição em Portugal. É preciso recordar que Portugal foi e continua a ser um país de emigrantes. Numa primeira fase menos instruída e agora com fuga dos mais cotados. Em qualquer dos casos, são iguais nas ambições dos que chegam a Portugal. Isto é uma escadinha, há países mais pobres e carenciados onde aquilo que ganhamos cá fazem muita diferença, fazem grande sacrifícios para poupar, como os portugueses já fizeram.
A dignidade humana e o respeito não aceitam a xenofobia. Do que vi, suportam-se no facto de serem muitos e descaracterizarem a realidade urbana em determinadas zonas da capital mas dizem que vão pelo país. Dizem que não se "europeísam", não aderem aos nossos usos e costumes, eu percebo, mas não é suficiente para encostar ao vermelho. A extrema-direita que pense bem no reverso da medalha, se calhar não contam vir à Madeira, o que lhes traria dilemas...
O meu texto serve para alertar como começa a xenofobia. A ignorância é uma, a deles e a nossa, lembrem-se que eles podem estar só desinformados e alguém tem que se aproximar e falar. Nós próprios temos desconhecimento sobre outras culturas e falta-nos interação para perdermos os estereótipos e os preconceitos.
Não sinto que venham competir connosco em empregos, sobretudo. O sensacionalismo de quem se aproveita da capacidade de divulgação das redes sociais, para quase se substituírem à informação, são armas do populismo na base da xenofobia. Foi aqui de detectei a extrema-direita, apesar de no fim se atirarem à esquerda e denunciarem tudo.
Cuidado portugueses, vão replicar no nosso país as estratégias já implementadas noutros países, revoltar para o voto precipitado, rancoroso, xenófobo.... Temos líderes políticos que exploram a xenofobia como uma ferramenta para ganhar apoio, querem influenciar a opinião pública e promover atitudes hostis em relação a grupos estrangeiros. Nós portugueses fomos dos primeiros a nos Globalizar com as descobertas. Xenofobia é um crime de ódio. Vamos todos assentar cabeça e pensar no mal que a xenofobia trouxe ao mundo.
Temos um partido de extrema-direita que está a querer ser dócil para obter votos, deixando tarefas sujas a outros, como aquela que está patente no primeiro de vários vídeos.
Não vou replicar o dito vídeo.
Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 9 de janeiro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
