O Caos no Pico do Arieiro


J á aqui tinha escrito sobre esta possível situação, tem uns 2 anos (link do artigo), a questão é que quanto temos pessoas num governo que pouco ou nada percebem de turismo dá nisto, o Governo Regional ao invés de trabalhar na prevenção antecipação, tentar estar 3 passos á frente do que pode acontecer e conseguir estar um, com uma base solida. 

Não, apenas e só trabalham sobre os problemas quando estes surgem, e depois leva tempo, são estudos e mais estudos e pequenos “remendos” que nada resolve o problema de raiz.

Saiu uma noticia ontem que o GR vai proibir as rent-a-car de chegar ao pico Arieiro, mas vai surgir outro grande problema, após  esgotar os lugares no estacionamento existente em terra, vão começar a estacionar para baixo do mesmo, em ambos os lados da estrada (vídeo) os autocarros de turismo não vão conseguir passar e vai literalmente entupir o trânsito. 

A solução não passa por fazer estacionamentos no Chão da Lagoa visto ser zona de Parque Ecológico, e deixemos de estragar ainda mais a natureza.

A meu ver a solução está na zona do Poiso, fechar depois do Põr do sol e abrir meia hora antes do nascer do dia, passava só o numero de carros rent-a-car ate encher o parque de terra mais abaixo do Arieeiro, depois fecha a cancela e só passa viaturas de turismo, era utilizado o estacionamento da Herdade do PSD, pago com direito a transfer para e de o Arieiro, No lado de Santana, parque de estacionamento Achada do Teixeira colocar/pintar linhas brancas para ordenar o estacionamento, neste momento o turista estaciona de qualquer maneira, não automatizando ao máximo os lugares disponíveis, quando este estiver lotado fecha-se a cancela no Pico das Pedras, e utiliza-se o mesmo sistema de transferes.

È claro que isto não vai agradar a todos, mas se a ideia é aumentar a percentagem de turismo, e se é um bom problema então arranjem soluções. Muito está por fazer e pouco tempo para.

PS – é uma ideia a trabalhar/otimizar (ex. o madeirense não pagar), O GR que aproveite e coloque em prática antes que a ideia surja de um partido da oposição...

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 5 de abril de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira