E stamos em agosto, o mês em que a maioria dos jornalistas do Correio da Madeira, o blog mais lido pelos incendiários madeirenses, vão todos de férias para a Martinica. Na Redação ficaram apenas o Maneta porque tem medo de andar de avião e a jornalista lésbica, que estava a substituir o Chefe de Redação porque é a única que sabe escrever.
Há mais de duas horas que o Maneta, sentado na sua secretária, mordia um pequeno lápis olhando por detrás do ecrã do computador para a T-Shirt molhada colada ao corpo da jornalista lésbica que fingia estar distraída e não estar perceber.
De repente, a lésbica deu um salto para a frente do seu ecrã e exclamou “merda… a Mariana Mortágua casou-se!”. O Maneta fingindo um ar ensonado levantou a cabeça e retorquiu com uma voz calma “ isso só seria notícia para o CM se ela se casasse com a Mónica Freitas”.
Depois de uma gargalhada, a jornalista lésbica levantou-se, puxou a saia para baixo, apontou vigorosamente o dedo para o Maneta e disse “vamos ao Porto Santo entrevistar Miguel Albuquerque!” Depois de um curto silêncio, o Maneta levantou-se e acrescentou “Naaa… esse já era! E se entrevistássemos a Secretária do Ambiente que depois de ser considerada a personalidade política da semana pelo Diário nunca mais disse nada?”
A Lésbica arregalou os olhos e exclamou “Excelente ideia! Sei onde ela está! Dizem que ela passa o dia no Ministério Publico a fazer queixinhas dos anónimos das redes sociais!”
Os dois levantaram-se, montaram na trotineta elétrica e desceram a Rua do Til em direção ao Palácio da Justiça. Chegados ao local subiram as escadas e foram encontrar a Secretária Regional no DCIAP num pranto a mostrar o site do Correio da Madeira ao Sr. Procurador. Surpreendida pela presença dos jornalistas, a senhora Secretária voltou-se e perguntou muito educadamente “Que caralho?... quem são vocês?”.
O Maneta esboçou um sorriso e quando ia dizer “somos jornalistas do co…” foi logo interrompido com uma cotovelada da Lésbica que terminou “… do Diário!”. A senhora Secretária arregalou os olhos, esboçou um sorriso e respondeu “foda-se! … pensei que eram do correio da… correio da… correio da…”
O Maneta, apercebendo-se da dificuldade da Sra. Secretária em terminar a frase, acrescentou com um sorriso “Naaa… não somos do blog dos ressabiados, somos sim jornalistas idóneos do Diário… o do padre!”
Feitas as apresentações, a Sra. Secretária com a sua reconhecida simpatia acedeu em dar uma entrevista, desde que fosse primeira página no Diário “Rafaela sucede a Miguel!”
Com tudo acordado, deu-se início à entrevista e quando questionada sobre os danos irrecuperáveis provocados no meio ambiente pelo último incêndio, a Sra. Secretária desvalorizou e não hesitou em confirmar que a Madeira iria receber oito mil milhões de apoios da Comunidade Europeia e que a sua equipa já tinha pronto os Cadernos de Encargos para reflorestação da ilha, com aquisição por Ajuste Direto, a uma empresa madeirense de dois milhões de plantas de Giesta, um milhão de Feiteira, quinhentos pés de Carqueja e quatro loureiros! Tudo endémico!
Incrédulo, o Maneta, que gosta muito de flores interrompeu, “… e Hortências? … e Hortências?” ao que a senhora Secretária prontamente respondeu com a autoridade que se reconhece “Hortências não! Além de serem infestantes não ardem facilmente!”
Depois de elucidados sobre a nova estratégia de reflorestação da ilha, os jornalistas terminaram a entrevista com uma última pergunta “Sra. Secretária, depois disto tudo, qual a sua opinião sobre a demissão do Sr. Presidente do Governo?” ao que a Sra. Secretária, depois de respirar fundo, respondeu “Lume no cu dos outros é refresco para mim!”.

