Inteligência Artificial vai gerir Novo Hospital


C orre nos corredores do SESARAM que o Novo Hospital vai ser gerido por um software de Inteligência Artificial. Segundo alguns conhecedores, o software irá custar mais de 3 milhões de euros e irá ser pago com dinheiro do PRR.

Se bem que não seja novidade para a maioria da população, porque todos estamos cientes que o SESARAM sempre foi gerido pela Inteligência Artificial de meia dúzia, a primeira questão que se coloca é quem vai desenvolver o referido software que, pelos valores em jogo, irá ser objeto de um Concurso Público Internacional que vai ser ganho por um empresa criada na hora, mas que tem muita experiência em gestão hospitalar.

A segunda questão é mais tecnicista e resume-se ao facto dos algoritmos de inteligência artificial dependerem de grandes Bases de Dados, ou seja, de uma grande quantidade de dados obtida por históricos estatísticos de longa data, o que não existe no quadro atual. Segundo transpirou o software será desenvolvido por uma equipa multinacional com experiencia no ramo da saúde, nomeadamente no sistema de saúde brasileiro que, como todos sabemos, é um exemplo para o mundo.

Por tudo isto a Madeira está já na boca do submundo da DarkWeb, sendo motivo de gozo entre os internautas criminosos. Há quem afiance que o software é realmente artificial e que de inteligente vai ter muito pouco.

Tudo isto cheira a esturro, por isso consideramos útil que tanto o Tribunal de Contas como o Ministério Publico estejam atentos a interesses obscuros que se movem no meio do negócio.

Com um investimento programado de 350 milhões de euros e previsto para o segundo semestre de 2027, o Novo Hospital do Funchal ainda vai dar que falar e roguemos que ninguém se escude atrás da imunidade política para salvar o couro.

Claro que há sempre um plano B e se tudo falhar bastará atravessar a rua e fazer os necessários exames na clinica privada que existe do outro lado da rua ou então ligar para o número de telefone do senhor Secretário Regional da Saúde.

Entretanto, enquanto o Novo Hospital não é uma realidade, em vez de anunciar robots, era moralmente correto informar a população sobre o estado da famosa bactéria multirresistente que fechou uma ala do Nélio Mendonça. Neste momento há gente a morrer da cura!

Um médico

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 6 de Agosto de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira