"Os Prémios Turísticos do Faz-de-Conta"


Foi a Madeira que deu mais? Auditoria no Turismo, já!

A h, os World Travel Awards, esses "Óscares do Turismo" que todos adoram fingir que são imparciais, quando na verdade têm mais truques que uma feira de fantoches! Quem diria que se podia organizar um evento supostamente global e premiar sempre os mesmos? A Madeira, claro. Aquele arquipélago paradisíaco que, coincidência das coincidências, tem a mão no bolso que paga a festa. E a cereja no topo do bolo: o SPalace, o patrocinador oficial, que invariavelmente sai de lá com uma estatueta dourada. Só falta o tapete vermelho também ser bordado no Funchal para completar a ironia.

Vamos lá ser sinceros: os World Travel Awards não são uma competição, são uma reunião de networking em que quem paga mais sai com um prémio. Não interessa quantas praias cristalinas, serviços impecáveis ou resorts inovadores outros destinos apresentem. A Madeira vai ganhar porque, bem... alguém tem de justificar o patrocínio, certo? E o SPalace não vai pagar para ser apenas um hotel de luxo qualquer. Eles querem – e têm – aquele selo dourado a dizer “o melhor da melhoridade turística”.

O mais giro é que depois usam estes prémios para encher os anúncios: “Escolhido o Melhor Destino Insular do Mundo!”. Insular é verdade, e o "melhor" depende do critério – que neste caso parece ser o número de dígitos na transferência bancária. Entretanto, outros destinos insulares como as Maldivas ou Bora Bora, que são tão bonitas que até fazem as fotos de catálogo parecer mal desenhadas, ficam a coçar a cabeça, a perguntar onde é que falharam. Não pagaram a quota, claro.

Por isso, da próxima vez que virem a Madeira a desfilar com mais um prémio destes, lembrem-se: não é só o bolo de mel que tem um sabor doce. É também o gosto da vitória comprada. E não se preocupem – para o ano, o SPalace vai continuar a ser o “melhor hotel do mundo”, os outros concorrentes vão continuar a ser “os melhores patrocinadores do anonimato”, e os World Travel Awards vão continuar a ser exatamente aquilo que sempre foram: um espetáculo onde ganha quem entra pela porta certa... com a carteira aberta.

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira
, 25 de Novembro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira