Caros conterrâneos,
E stamos perante um marco histórico que merece ser celebrado: o 10 de dezembro, o dia em que, pela primeira vez em 50 anos, o orçamento regional foi chumbado pela oposição. É o tipo de acontecimento que só aparece nos livros de História ou, neste caso, nos melhores memes das redes sociais. E se há coisa que nós, povo engenhoso e criativo, sabemos fazer, é transformar um momento de tensão política em motivo de festa.
Proponho, portanto, que o 10 de dezembro seja instituído como o "Dia do Orçamento Chumbado", um feriado regional cheio de simbolismo e, claro, boa disposição. Este será o dia em que celebraremos a diversidade de opiniões, o vigor da democracia e a arte de chatear o governo – tudo ao som de um bom arraial.
Enquanto outros feriados têm santos e mártires, o nosso terá o espírito combativo das sessões plenárias e a elegância de um bom zé povinho.
No entanto, ao refletir um pouco mais (afinal, a reflexão também é um exercício democrático), parece-me que há espaço para ajustar esta proposta. Ora, o dia 8 de dezembro já é feriado, certo? Por que não aproveitar o embalo e transformar também o dia 9 de dezembro num feriado? Assim, teremos um trio de ouro: dia 8 para rezar pela alma do orçamento, dia 9 para digerir a polémica com um bom cozido à portuguesa, e dia 10 para rir disso tudo.
Seriam três dias consecutivos de união, debate e digestão, porque afinal, se é para chumbar orçamentos, que seja com tempo para celebrar. Fica então a proposta: oficializar o dia 10 de dezembro como feriado e, já agora, dar o jeitinho para enfiar o dia 9 no pacote. Afinal, o bom humor é o melhor orçamento que podemos aprovar!
Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
