Curtas e Alertas


fev 8, 2025 9:54 AM
As palmeiras do Porto Santo estão doentes. Pudera! Vieram de outro ambiente, não houve quarentena, e mesmo que houvesse, se não faz parte da flora local, mais cedo ou mais tarde há de adoecer, seja por escaravelho ou outra coisa qualquer. No boom de obras de há uns anos atrás, trouxeram plantas de outros locais. Falou-me na altura que chegaram e foram logo colocadas em rotundas e outros locais. Foram devidamente desinfectadas? Óbvio que não, a pressa das inaugurações não permitiu. Cada vez mais as árvores são necessárias, e devem ser plantadas tendo em conta o seu habitat natural. Na Madeira vemos muitas palmeiras em locais públicos. A Madeira é terra de til, loureiro, castanheiro, etc, não de palmeiras. Soubemos ontem que foi detectado mosquito com dengue no Funchal. Óbvio que com as alterações climáticas, o dito insecto não morre nem adormece no inverno. Os mosquitos são próprios de países quentes. As palmeiras também. Vieram à boleia das mesmas? Muito provavelmente. É caso para dizer "estamos entregues à bicharada".

fev 8, 2025 10:14 AM
Miguel Albuquerque, atual Presidente do Governo Regional da Madeira, está envolvido em investigações judiciais por suspeitas de corrupção, abuso de poder e outros crimes relacionados com negócios imobiliários na região. Em janeiro de 2024, a Polícia Judiciária realizou buscas no seu gabinete oficial, na Câmara Municipal do Funchal, na sua residência particular e em várias empresas privadas. Nessa altura, Albuquerque foi constituído arguido, ou seja, passou a ser formalmente suspeito na investigação. Caso Miguel Albuquerque não vença as próximas eleições regionais, agendadas para 23 de março, é provável que enfrente processos judiciais mais aprofundados. Sem a proteção política que o cargo atual lhe confere, poderá ser alvo de novas acusações relacionadas com a sua atuação tanto no Governo Regional como na Câmara Municipal do Funchal. Isto significa que poderemos vir a conhecer mais detalhes sobre eventuais crimes cometidos durante o seu mandato nestas instituições.É importante acompanhar o desenrolar destas investigações para compreender o impacto que poderão ter na política e na sociedade madeirense. Por isso, madeirenses, no dia 23 de março, têm uma escolha simples: querem mais do mesmo ou uma mudança? Se votarem em Miguel Albuquerque, arriscam-se a ter um governo que poderá acabar a ser gerido por advogados de defesa em vez de políticos.Se querem uma Madeira transparente e sem surpresas judiciais, talvez esteja na hora de dar descanso ao Miguel… e deixá-lo finalmente tratar dos seus “assuntos pendentes” na justiça.

fev 8, 2025 11:17 AM
PSD está a descer nas sondagens e vai perdendo 3 a 4 deputados (o mais certo é 3), o PS mantém ou desce um, a JPP roça um aumento de 4 deputados, o Chega mantém ou desce um, IL mantém ou sobe para dois; o BE e o PAN estão taco a taco pelo deputado, CDS mantém ou desce um deputado, Coligação "Força Madeira" pode eleger um deputado; PCP, ADN, Nova Direita e Livre ficam de fora, de entre os 4 o ADN e PCP são os mais votados. Poderia estar quieto, preferi informar. A sondagem existe mas não pode ser posta cá fora.

Nota do OM: temos a sondagem, juramos ficar quietos para poder tê-la.

fev 8, 2025 1:12 PM
A PSP andou a revistar um grupo de jovens na praça do povo. Caso o flagelo da droga não tivesse sido motivo de reportagem na RTP1, isto aconteceria? É verdade que a PSP não pode fazer muito, basta dizer que é para consumo próprio, porém se de vez em quando a polícia abordasse alguns, pode ser que  alguns pensassem melhor. Tudo é abafado pela comunicação social da Madeira, se não fosse a nacional, todos pensariam que vivemos num cantinho de céu. Tudo tem de ser noticiado a nível nacional, só assim se tomam medidas por cá.

Nota do OM: ... no OM já faz mossa.

Enviar um comentário

0 Comentários