Um dos novos secretários de Estado ainda não tinha tomado posse e a nomeação estava já envolta em polémica. Silvério Regalado foi presidente da Câmara de Vagos durante 11 anos. Entre 2015 e 2021 fez ajustes diretos de mais de 200 mil euros à sociedade de advogados onde Luís Montenegro detinha 50 por cento do capital social. (link)
F inalmente, Portugal pode respirar de alívio! Silvério Regalado, o novo Secretário de Estado da Administração e Ordenamento do Território, chegou para pôr ordem na casa. Precisamente quem agora assume a pasta – e que certamente já deve estar a afiar o lápis para corrigir aqueles "pequenos" deslizes que têm assolado a Praia Formosa, na Madeira.
Desde terrenos comprados de forma "criativa", até construções que surgem como cogumelos sem qualquer estudo de impacto ambiental, é evidente que o território tem sido gerido com um rigor impressionante. Quem precisa de planeamento quando se pode simplesmente confiar na boa vontade dos investidores e na visão artística dos empreiteiros?
Agora, com Regalado no comando, podemos esperar uma abordagem inovadora. Talvez uma nova categoria de licenciamento: "Construção primeiro, perguntas depois". Ou até um programa especial para a legalização retroativa de edifícios – algo que, daria jeito a muita gente.
E, claro, não podemos esquecer o brilhante legado da ex-secretária do Ambiente, Susana Prada, cujo compromisso com a legalidade e a proteção ambiental foi… no mínimo "questionável". O seu envolvimento em alegadas irregularidades na Madeira é apenas um detalhe menor. Quando se trata de ordenamento do território, a Madeira sempre foi um exemplo… de como não fazer as coisas.
Portanto, olhos postos no futuro! Com Silvério Regalado ao leme, podemos esperar mais do mesmo – mas agora com um nome novo na placa do gabinete.
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere à nossa Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Link para donativo