Curtas e Ignições

06/11/2025, 11:21:52
Isto das baterias parece a vacina da Covid. Assistimos a cada vez mais a ignições espontâneas de baterias e o risco crescente que isso acarreta. A ignição espontânea como power banks e telefones, é uma preocupação de segurança crescente, tanto em aviões como em carros, devido à natureza volátil das baterias de iões de lítio (Li-ion). Sim, dizem que os carros ardem mas pelos vistos é mais carregar telemóveis nos carros. O fenómeno é geralmente causado pela denominada "fuga térmica", quando uma bateria sofre danos (físicos ou por sobrecarga/sobreaquecimento), o calor aumenta rapidamente. O resultado é a libertação de gases inflamáveis, fumo denso e, em muitos casos, uma explosão ou um incêndio de alta temperatura, o que é extremamente difícil de extinguir sem condições especializadas. Fico aflito com os ambientes confinados como aviões e carros, como ontem o carro na via rápida.

06/11/2025, 13:34:12
Numa altura em que o caos viário é realidade, as lojas que escondem máfias existem e a violência vai tomando conta da noite... sem esquecer a guerra dos estacionamentos, estamos sem perceber o que significa este chumbo da Polícia Municipal. O novo PSD não o quer, o JPP absteve-se e o Chega onde pontifica, especialmente, o seu vereador que foi dos primeiros a se propor para chefe da Polícia Municipal vota contra. Não é para mim, não é para ti e para mais ninguém. Viva o caos e a violência, a polícia nem vê-la.

Reprovada foi também uma nova tentativa de introdução da Polícia Municipal, por parte do PS, sendo que aqui o Chega também votou contra e o JPP absteve-se. Carvalho deixou implícito que essa implementação não pode ser uma medida avulsa e sim bastante ponderada, lembrando, por exemplo, que requer recrutamento de profissionais especializados e não a transição de carreira de atuais fiscais.

06/11/2025, 14:01:46 Surpreendem-se?
https://www.jm-madeira.pt/ocorrencias/pernoita-em-escadaria-na-nazare-gera-inquietacao-entre-transeuntes-com-video-DB19096674