Curtas e Constatações

17/12/2025, 9:12:37
É verdade ou não que a APRAM empola os números dos passageiros dos navios de cruzeiro que aportam a Madeira porque também soma como visitantes a tripulação dos navios? Só isso dá mais um terço de "passageiros". A Madeira é uma ficção e andamos a viver em soberbas e superlativos, o problema é que vejo os países europeus a se preparara para a guerra e a Madeira gasta o PRR em campos de golfe e outros negócios ruinosos, com empresas na hora e tretas, para "escoar" o PRR.

17/12/2025, 10:09:58
Por profissão estive no jantar de Natal do PSD-M, e sei muito bem e não por palpite quantas pessoas estiveram. Quando li as notícias diziam 1000 pessoas, eu sorri. Depois aconteceu o jantar de campanha de André Ventura, e a comunicação social designa por mega com 500 pessoas. O jantar do PSD-M teve 300 pessoas e a comunicação social mais do que triplicou. Uma notícia foi propaganda para segurar o PSD-M e outro foi surpresa com a dimensão do jantar de André Ventura. O que isto quer dizer? Que André Ventura é mais popular do que o PSD de Albuquerque, que nem mesmo com tachos, empregos, esquemas e negociatas consegue levar gente ao seu Natal. E se significar que mais pessoas estão revoltadas com as políticas do PSD-M e procuram um partido mais duro na oposição e que já escolheram... Não há notícia de jantar com o candidato Marques Mendes, o PSD-M não arrisca como já não arrisca comícios ou o apoio a Marques Mendes é estritamente de Albuquerque e não do partido? Que união...

17/12/2025, 11:32:27
As nossas melhores mentes estão fora do país a criar riqueza para os outros. Pena que este país não saiba estar apto a rentabilizar a inteligência que existe. O assassinato do físico nuclear português Nuno Loureiro, chocou a comunidade científica internacional e a opinião pública em Portugal. Porquê? Era uma das mentes mais brilhantes da sua geração no campo da física de plasmas. O crime ocorreu junto à sua casa, em Cambridge, Massachusetts, nas proximidades do MIT (Massachusetts Institute of Technology), onde Nuno Loureiro era professor catedrático. Ainda não se sabe ao certo, o crime foi descrito como um possível assalto ou um ato de violência de rua, no entanto, a investigação ainda está em curso para determinar se houve qualquer motivação específica ou se foi um crime de oportunidade. Não me sai da cabeça a área que estudava, eliminaram um cérebro para criar vantagem a alguém? O Nuno Loureiro não era apenas um professor também era uma figura central na investigação da fusão nuclear, considerada a "energia das estrelas" e a solução definitiva para a crise energética mundial. Nuno Loureiro era um dos investigadores principais no desenvolvimento do SPARC, um reator de fusão compacto que utiliza supercondutores de alta temperatura. O objetivo do projeto é provar que a fusão pode produzir mais energia do que a que consome (energia líquida positiva).