Alerta!

 

Q uando se é dirigente de alguma associação, entidade pública e/ou privada, é importante não só ter conhecimento sobre tudo aquilo que corresponde ao objeto da entidade/associação, como também é importantíssimo ter a inteligência e esperteza de detetar "toupeiras" quando estão à sua frente, a querer persuadir sobre algo que dizem ser útil e muito bom para concretizar atividades relativas ao objeto da sua associação/entidade, quando na verdade estão perante um grande esquema falcatrueiro e vocês serão um peão!

Todos bem sabemos que os dirigentes das associações/entidades são escolhidos a dedo, por quem tem poder para que viabilizem os seus negócios e assinem por baixo. Acontece que estes dirigentes, a troco de patacos, alguma visibilidade e estrelato com muita pujança aceitam os cargos, e aceitam deliberada e conscientemente assinar por baixo, sem sequer pensar ou ler aquilo que estão a assinar.

Acontece que, na eventualidade, de uma auditoria/inspeção/MP lhes bater à porta, serão eles a acatar as responsabilidades e, em alguns casos, a serem constituídos arguidos em algum processo criminal. E será nestas situações que verão que não há dignidade e honestidade que valha a pena ser trocada por momentos de glória! Será nesse momento que se sentirão usados e bonecos nas mãos dos poderosos. Os poderosos irão manter-se intocáveis.

Custa-me muito ver dirigentes falarem do que não sabem, custa-me muito ver dirigentes a enaltecerem projetos que criaram sem sequer perceberem ou terem a perceção do grande esquema que está por trás, custa-me muito ver dirigentes que até são pessoas de valor a se entalarem e a se deixarem ficar nas mãos dos patos bravos.

Não é por acaso que o poder quer estas pessoas, não só são cegos para o que realmente importa, como são vendidos por meia dúzia de minutos de fama.

Mas, e quando se enganam na escolha do dirigente? Quando se apercebem de que o dirigente que colocaram à frente é um grande rato ou grande rata, cuja dignidade e honestidade nem por milhões é vendida? Quando se apercebem de que têm à frente um dirigente que para além de ser inteligente, é esperto, percebe da coisa e sabe como faz? Que acontece a estes?

Quando é tarde de mais para o afastarem, tentam construir planos para o abater, usando peões que eles julgam que o dirigente, pessoa não grata, não irá associar a eles, e não terão piedade em "matá-lo" na praça pública. Já aconteceu a muitos. Mas alguns não são nada fáceis de destruir, são raros, mas existem. Esses raros, dão-lhes a comer do seu próprio veneno e têm-nos na mão, de tal forma, que fazem tudo sem ir presos. A única vantagem é que estes só irão sair de cena quando quiserem. 

Na Madeira existem casos raros de dirigentes com o currículo imaculado e sem telhados de vidro, mas que pelo exercício do cargo de dirigente têm conhecimento de mil e um casos de esquemas e corrupção, que envolvem as mais altas esferas do poder a todos os níveis. Ou seja, numa cajadada têm logo uma saca cheia deles.

Os raros sabem que os poderosos só o são porque cá em baixo existe muita gente a fazer o trabalho sujo e são esses que importa ter na mira e ir abatendo um por um. Mas sabem também, que eles multiplicam-se como ratos. Uns saem, vêm logo outros para o lugar!

Por isso, senhoras e senhores, vamos ter cuidado com os dirigentes raros! Eu conheço um. E eu falei com ele. Parecia burro. Faz-se de burro. Não tem nada na cabeça. Mas engraçado, não me deu trunfo algum para as mãos. Pelo contrário, ele ficou comigo nas suas mãos. Não faz mal, eu admiro-o e queria ser como ele. E juntei-me a ele. Ele é o líder que eu queria ser e não fui, porque eu não fui rato!

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 4 de Janeiro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira

Enviar um comentário

0 Comentários