A notícia publicada pelo Correio da Manhã a 2 de maio de 2025 ajuda a lançar luz sobre a crescente aproximação entre Luís Montenegro e os líderes regionais do PSD na Madeira, nomeadamente Pedro Calado e Miguel Albuquerque. Até às eleições diretas do PSD em 2022, não existia qualquer registo de ligação política ou de apoio mútuo entre estas figuras. Nem Calado, nem Albuquerque tomaram partido nas disputas internas entre Rui Rio e Miguel Pinto Luz ou Paulo Rangel. Mas, curiosamente, quando Luís Montenegro avançou com a sua candidatura à liderança do partido, Pedro Calado surgiu como seu representante oficial na Madeira e Miguel Albuquerque declarou apoio público.
A resposta a esta súbita aproximação parece agora mais evidente. Segundo o Correio da Manhã, Luís Montenegro tem relações pessoais e empresariais com Domingos Correia, dono do hotel que recentemente inaugurou, e irmão de Custódio Correia, arguido por corrupção na Madeira e conhecido como o melhor amigo de Pedro Calado, com quem chegou a estar detido durante 21 dias no ano passado.
A empresa Betesteel, ligada a Domingos Correia e cliente da Spimuniva (empresa da família de Montenegro), é um dos nós centrais desta rede de relações. Montenegro, enquanto primeiro-ministro, inaugurou o hotel de um cliente direto do negócio familiar, menos de dois meses após tomar posse. Este gesto reforça a percepção de que os laços de amizade e negócios pesam mais do que a transparência institucional que se exige num líder do governo.
É neste contexto que se compreende porque Montenegro não afastou Albuquerque da presidência do congresso e do conselho nacional do PSD, apesar das polémicas que envolvem o presidente do governo regional. Também se percebe melhor o motivo pelo qual, na semana passada, Montenegro percorreu lado a lado a cidade do Funchal com Pedro Calado, arguido num caso de corrupção.
Mais do que coincidências, estamos perante uma teia de interesses, favores e fidelidades pessoais que se têm vindo a entrelaçar e a tornar cada vez mais claras. A política nacional começa a sentir os efeitos das lealdades forjadas nos bastidores e seladas em negócios de milhões.
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.