À Senhora Presidente da Ordem dos Arquitectos


A Senhora Presidente dos arquitectos regionais foi à RTP Madeira debater o ordenamento do território (link), mas esqueceu-se do tema de que é  responsável , aliás  cabeça de cartaz,  no Compromisso 2030,  apresentado pelo PSD Madeira, o tema da Habitação.

Ora Senhora Presidente dos arquitectos , esqueceu-se que  nas políticas de ordenamento do território, nos planos e afins, devem , ou deveriam,  haver políticas que garantissem o direito à Habitação . 

Por exemplo a elaboração de um plano regional de habitação, como existe no continente o plano nacional de habitação.

Aliás , a Habitação, é um direito mencionado na Constituição Portuguesa.

Mas a Senhora Presidente dos arquitectos,  poderia ter também falado, por exemplo, da criação de regulamentos urbanísticos, que determinassem que  em troca de benefícios fiscais nas obras de  reabilitação urbana em centros históricos, se  garantisse uma percentagem de fogos para locais e jovens. "Combatendo-se" assim a  desertificação e a chamada "turistificaçao" dos centros urbanos, onde cada vez mais só vivem estrangeiros.

Esta é uma das muitas políticas ou medidas para o problema habitação,  prevista em muitos planos ou políticas de   habitação,  em várias  cidades do mundo.

Mas aguardemos com serenidade, que a Senhora Presidente dos arquitectos, apresente no compromisso 2030 do PSD M,  no tema da Habitação, de  que relembramos , é a responsável, quais as soluções ou medidas para a bolha imobiliária que se vive na região, umas das maiores do país.

Que apresente soluções para o quase desaparecimento do mercado de arrendamento na Madeira, o que impossibilita os residentes de alugar casas.

Entre vários outros problemas graves  que este sector tem na RAM.

Aguardemos.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira 

Enviar um comentário

0 Comentários