Perder dinheiro ou arriscar a vida?
H á poucos dias no Funchal tivemos um alerta amarelo para chuva, com possibilidade de trovoada, a previsão foi alterando as horas e acabou por não cair chuva e ser mais um flop na previsão. Acredito que tenha chovido a norte, serras altas, etc, mas eu vi a previsão para o Funchal e vivo no Funchal. Começa a ser um exagero as falhas nas previsões meteorológicas na Madeira, porque assim as pessoas não fazem fé e avançam com o que lhes apetece. Com as alterações climáticas, Verão ou Inverno já pouco importa e pode dar um tremendo temporal, como temos visto em várias partes do planeta. As previsões já não conseguem acertar para um espaço de horas?
Eu acredito que cada vez mais a atmosfera é um sistema complexo e dinâmico que envolve uma ampla gama de variáveis interconectadas. Por esta razão as previsões meteorológicas podem falhar mas no espaço de horas não aceito, assim nós olhamos para o céu e fazemos a estimativa!
Na previsão meteorológica existem inúmeras variáveis que afetam o tempo, como temperatura, pressão, humidade, vento, entre outras. Pequenas mudanças numa variável podem ter um grande impacto nas condições meteorológicas, tornando a previsão mais um jogo de acerto do que previsão. Mas então equipamentos, modelos e meteorologistas estão caducos para a nova era climática?
Quando há falhas graves na previsão meteorológica da Região dizem que é falta de equipamentos, eles vêm mas depois ainda falta mais, que raio! É necessário coletar dados precisos de toda a atmosfera numa ampla área geográfica, mas o mar onde nos situamos não é dos lugares mais simplistas para previsão meteorológica?
Quanto aos modelos meteorológicos acredito que estamos caducos, insere-se dados e não sai previsão fiável. Os modelos computacionais que simulam o comportamento da atmosfera estão ultrapassados? Os dados iniciais modificam-se em pouco tempo e a previsão deve acontecer por espaços de tempo mais curto? Mas e há erro humano ou fracos profissionais para os desafios, é que numa era de gente barata que faz a vez ainda não juro que não tenha chegado à previsão meteorológica.
Eu aceito que o tempo esteja caótico, que pequenas incertezas nas medições iniciais podem levar a grandes discrepâncias nas previsões a longo prazo, não aceito que no espaço de horas falhe. Se calhar têm muito tempo, para os desafios atuais, entre os momentos que fazem e atualizam as previsões.
O que sei é que as mudanças climáticas estão tornando o clima mais imprevisível, com eventos extremos se tornando mais frequentes e intensos, pode dificultar a previsão de eventos climáticos extremos, o meu problema é que por profissão ainda corro o risco de meter gente na serra na hora errada fazendo fé em más previsões ou já não acreditar nelas!
Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 17 de Setembro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
