O Conselho de Governo, na reunião extraordinária desta 2ª feira decidiu adjudicar à empresa Tecnovia o Concurso Público Internacional para a construção da urbanização “Apartamentos Baía do Funchal” com um prazo máximo de cinco meses.
Segundo Pedro Fino, o porta-voz do Governo, trata-se de um investimento de 58.9 milhões integralmente financiado pelo PRR-Plano de Recuperação e Resiliência e vai utilizar uma nova tecnologia modular com estruturas em aço e elementos de fibrocimento de modo a baixar os custos sem descurar a qualidade de construção. Pedro Fino explicou que, pela primeira vez, serão utilizados materiais à base poliestireno extrudido (XPS) e caixilharias leves à base de fibras de carbono permitindo o isolamento térmico de 98% para todo o edifício. Mais adiantou que as fachadas serão integralmente contruídas por módulos de Painéis Fotovoltaicos, sem negligenciar os painéis térmicos para o aquecimento de águas sanitárias. Pedro Fino adiantou que esta tecnologia é pioneira em Portugal, sendo o primeiro edifício energeticamente autossustentável construído em Portugal.
O mesmo governante adiantou que serão construídos 220 apartamentos a custos controlados na freguesia do Monte, sendo 20 da tipologia T4, 40 T3, 70 T2 e 90 T1. O Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas adiantou que graças às novas tecnologias foi possível reduzir as espessuras das paredes para 52mm conseguindo obter áreas uteis que irão desde os 62m2 dos T1 aos 138m2 da tipologia T4.
E termos de custos, Pedro Fino terminou dando o exemplo que um apartamento da tipologia T1 estará por volta dos 58 mil euros e um T4 à volta dos 123 mil euros.
Quando questionado pelos jornalistas presentes, se o Governo Regional demissionário estaria em condições de garantir o financiamento da obra, Rogério Gouveia garantiu que o facto de o Governo estar em gestão de duodécimos não invalida o investimento público porque foi possível negociar com o Construtor o pagamento da obra em prestações por um período de 30 anos.
Rogério Gouveia referiu que, ao abrigo do protocolo entre o Governo Regional e a Camara Municipal do Funchal, os interessados deverão fazer a sua inscrição no sítio da internet ou aos balcões da SocioHabitaFunchal, bastando os interessados serem portadores da última declaração do IRS e demais documentos de identificação. O Secretário Regional da Finanças informou também que graças a um protocolo de financiamento com a Caixa Geral de Depósitos está garantido o financiamento integral aos interessados e adiantou que os jovens casais com idade inferior a 35 anos terão o direito de preferência.
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 1 de abril de 2024
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.