![]() |
Com o tsunami do Calado ainda teremos o remake do Livro do Êxodo. |
S ete! Sim, leram bem, sete "mamarrachos” para a Praia Formosa. Não bastava um ou dois — tinham de ser sete. Parece que a gula imobiliária anda em alta, enquanto o interesse pelo bem comum anda pelas ruas da amargura. Mas a questão impõe-se: será que o grande entusiasta deste projeto, o nosso ilustre João Rodrigues, tem o coração embevecido pelo desenvolvimento ou simplesmente um cartão de sócio numa imobiliária bem recheada?
Porque sejamos sinceros, este súbito amor pelo betão em plena zona costeira cheira mais a negócio do que a preocupação com o futuro da Praia Formosa. Então e aquele pequeno detalhe chamado "subida do nível do mar"? Nada de estudos ambientais sérios, nada de análises sobre a erosão costeira, nada sobre os impactos para as futuras gerações. Para quê perder tempo com essas minudências, quando há contratos para assinar e terrenos para encher de cimento?
O mais caricato é que João Rodrigues já quer avançar para a fase de execução sem sequer ter um estudo ambiental. Ora, se a própria ciência já alertou para a subida das águas do mar nas próximas décadas, será que o plano é mesmo construir mansões para, daqui a uns anos, oferecer aos ricos a experiência única de um resort subaquático? Quem sabe até seja visionário e venha mesmo a significar “Rancho no Mar”.
A Praia Formosa sempre foi do povo – um espaço livre, onde ainda se respira a maresia sem pagar uma taxa de ocupação balnear. Mas, pelos vistos, há quem ache que liberdade a mais estraga o negócio. Qual é a pressa? Ou melhor, quem é que está com pressa? Porque quando há betão envolvido, normalmente há contas a fechar e interesses a proteger.
Portanto, João, esclarece-nos: estás apenas apaixonado pelo progresso ou há aqui um caso de amor bem mais lucrativo? O povo, esse, continua atento. E quando a maré subir, esperemos que leve consigo mais do que areia - talvez também leve algumas ilusões e projecto de edifícios na Praia Formosa
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere à nossa Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Link para donativo
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.