Os madeirenses estão "cansados" de prémios.
M ais um ano, mais uma lista dos "melhores do mundo". Desta vez, os TUI Global Hotel Awards 2025 colocam dois hotéis da Madeira entre os 100 melhores do planeta. Palmas, foguetes e manchetes. Mas será que alguém ainda leva estes prémios a sério?
A TUI diz que o ranking é baseado nas avaliações dos hóspedes. Muito bonito no papel, mas alguém acredita que não há interesses comerciais por trás? Há muito tempo que se fala de opiniões forjadas, avaliações encomendadas e classificações inflacionadas para favorecer determinados grupos. Sempre os mesmos nomes, sempre os mesmos destinos, sempre os mesmos elogios de quem tem muito a ganhar com o "reconhecimento". Hotéis que mantêm boas relações com os gigantes do turismo têm mais chances de brilhar, enquanto outros, igualmente bons (ou até melhores), ficam na sombra por não estarem no círculo certo.
E se há casos que chamam a atenção, um deles é o da Quinta do Furão, que, curiosamente, arrecadava prémios sempre que a Direção Regional do Turismo estava nas mãos de uma certa figura. Coincidência? Ou terá algo a ver com o parentesco direto entre a então responsável pelo turismo e o diretor do hotel? Mas eis que a maré muda, as cadeiras trocam de dono e, vejam só, os prémios não mudam de rota. Será que, nos bastidores, o enredo já está escrito e só mudam os protagonistas?
E, claro, não podia faltar o desfile dos bajuladores profissionais. Os suspeitos do costume aparecem em cena, lançando elogios exagerados, como se fossem donos da verdade. Entre eles, um artista da praça, daqueles que nunca perde uma oportunidade de se colar às figuras do regime. Fala com propriedade porque onde chega tem sempre todas as regalias. Na Quinta do Furão, então, nem se fala! Há quem diga que ali ele já bateu um recorde do Guinness ao devorar os chocolates deixados para os clientes. O homem não brinca em serviço!
No fim do dia, a pergunta que fica é: estes prémios são mesmo um reflexo da qualidade e da experiência dos hóspedes, ou apenas mais um carimbo de conveniência num jogo de interesses?
Aliás, isto faz lembrar aqueles prémios que a Madeira ganha sempre: melhor destino disto, melhor destino daquilo. Tudo forjado, como bem sabem algumas pessoas ligadas diretamente ao processo. Mas isso fica para outro texto.
Agradeço ao Madeira Opina pela publicação, se assim achar por bem, e continuem a vossa luta. Grande abraço a todos!
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere à rede social europeia Mastodon: a nossa conta
Adere à nossa Página do Facebook
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
Link para donativo
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.