![]() |
Uma ilha se tem um apagão conta só consigo e não com o fornecimento de outros sítios. |
A hipocrisia é um comportamento caracterizado pela dissonância entre os valores, crenças ou princípios que uma pessoa professa e as ações que ela realmente pratica. Na Madeira atingimos uma outra "coisa" superior, ainda sem nome. É porque não há base para ser hipócrita. Lamentavelmente vale tudo, e o povo, na maioria, aceita. A hipocrisia é uma forma de falsidade moral ou ética, na qual alguém aparenta virtude, retidão ou compromisso com determinadas normas mas age de maneira contrária ou incoerente com elas, muitas vezes de forma consciente. Pela Madeira, a hipocrisia tapa buracos, engana as pessoas, dá o que o eleitorado quer ouvir e os seguidores precisam para serem os maiorias. Na Madeira é teatro, representam um papel social ou moral que não condiz com a verdadeira intenção ou caráter do indivíduo. Tudo é aparência.
O hipócrita frequentemente se reveste de um manto de virtude ou correção, seja religiosa, política, moral ou cultural, para obter respeito, autoridade ou aceitação social. O hipócrita é falso. Uma das manifestações mais comuns da hipocrisia é julgar os outros com base em critérios rígidos, enquanto se permite, a si mesmo ou a aliados, comportamentos semelhantes ou até piores. Temos um bom chef de cozinha, mas se demitir por razões piores do que Costa... está quieto. E tinha razão, é ver a votação. O povo é hipócrita?
A hipocrisia costuma esconder interesses pessoais, desejos de poder ou medo de represálias, mascarados por um discurso de boas intenções.
Mesmo que hipócrita saiba que está sendo falso, nem sempre é o caso. Alguns indivíduos acham-se tão impolutos e com certos valores sociais, de tal forma, que se convencem de que os seguem, mesmo quando suas ações dizem o contrário.
A hipocrisia também pode ser usada como uma estratégia deliberada para manipular perceções, desviar críticas ou manter posições de privilégio, escondendo práticas condenáveis sob a aparência de correção. Um político que faz campanha contra a corrupção, mas ... Um líder religioso que prega castidade, mas envolve-se secretamente em esquemas contra os seus ensinamentos... Uma pessoa que condena publicamente mas vota ao contrário, distorce a verdade em benefício próprio...
A hipocrisia tem um impacto profundo nas relações pessoais e na credibilidade das instituições. A hipocrisia "mata". Mina a confiança, desmoraliza causas legítimas e alimenta o cinismo coletivo. Quando a hipocrisia se torna estrutural, presente em sistemas políticos, religiosos ou culturais, contribui para a normalização da injustiça e da incoerência social, corroendo os fundamentos do discurso ético e da responsabilidade.
A hipocrisia é um fenómeno humano complexo, presente em diversos níveis da vida social. A sua gravidade não reside apenas na falsidade individual, mas na sua capacidade de corroer valores autênticos, obstruir diálogos honestos e comprometer a integridade de grupos, instituições e sociedades inteiras.
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.