O Chega em vez de descer... sobe.


11 de maio de 2025

Os partidos tradicionais ainda "brincam" em campanha?

Q uanto mais se avisa o que é a extrema-direita, mais as pessoas arriscam, sobretudo os jovens masculinos portugueses. O Chega continua a subir porque as mafias não param, como na Madeira. A extrema direita cresce porque os partidos tradicionais não dão resposta e, em campanha, brincam e desconversam, não há compromissos, querem cheques em branco.

No continente, mais o PSD mas também o PS, aderiram ao "programa eleitoral" de Albuquerque, em vez de cozinheiros, agora temos motoqueiros, nadador salvador, atleta de voleibol, etc, mais uma campanha a brincar por orientação das agências de comunicação, como a de Cunha Vaz. Se resulta e o povo admite e permite, então vota no ator mais engraçadito. Para quê pedir responsabilidade e compromissos? E os partidos têm melhores atores do que Ventura?

O que faz o Chega? "Malha" de manhã até à noite, atingindo o que revolta as pessoas e isso contrasta com os partidos tradicionais a desconversar num programa de variedades. Na Madeira resultou, mas parece-me que no continente não e o Chega continua a subir.

Isto funciona contra a democracia, cria no eleitor um impulso de "vingança" porque percebe que os partidos tradicionais querem passar o tempo em campanha, em vez de debater e fazer compromissos sobre o que aflige a população. Os partidos sabem que se falarem por exemplo de Saúde e Habitação vai correr mal, o que dizer das forças armadas e a soberania em tempos de ameaças na Europa, e o nosso mar, quem defende? Qualquer prisma da vida dos portugueses dá barraca se debater numa campanha, por isso, brincam e atingem-se pessoalmente.

Os partidos tradicionais querem cheques em branco, o eleitor acaba votando no Chega para castigar. São muitos, serão mais. A democracia não morre porque o Chega faz o seu trabalho, mas porque os partidos tradicionais não se corrigem.

O impulso na cabine de voto é grande, porque os partido tradicionais traem, são corruptos e não ouvem.

Quanto as sondagens, não esquecer que a Direita tem maioria absoluta e também que o PSD já vai coligado, AD ... PSD/CDS, o PS vai sozinho, mas somando toda a esquerda não dá geringonça. AD 32% + IL 6 = 38%. PS 28% + Livre 4% + CDU 3% + BE 2% = 37%. O PAN vai eleger? 1,5%... o Chega vai se rir com a faca e o queijo na mão: 20%. ... mas Montenegro sabe nadar ... yo.