Resposta ao texto "Rui Marques teme derrota"


Link: "Rui Marques teme derrota"

Sou da Ponta do Sol e acho que o Rui Marques não quer mesmo voltar a ser presidente de câmara. Diria que quer continuar a mandar no PSD Ponta do Sol e ser ele a escolher os candidatos. Um dos motivos pelos quais o PSD vai continuar a perder eleições autárquicas. As pessoas só votam em quem respeitam.

O Rui Marques gosta do estatuto e de se sentir amado pelas pessoas. Gosta de sentir esse poder de influência. Um sentimento muito marcelista. Mas não acredito que queira voltar à Câmara. Passou lá momentos difíceis, cometeu muitos erros, fez várias trapalhadas, algumas ainda por resolver hoje e com graves repercussões, criou muitos ódios e tem ainda muitos processos em tribunais pendentes por causa de tudo isso.

Para quem é deputado as chatices de voltar a ser presidente de câmara não aliciam muito. Ainda mais num contexto diferente. Não sei se Rui Marques perderia para a Célia Pessegueiro. É verdade que o Rui Marques deixou muitos empresários a arder, alimentou ódios e teve atitudes no mínimo muito suspeitas que o fizeram perder muita credibilidade nos dias de hoje. O Rui Marques de 2025 não é o Rui Marques de 2017. A popularidade caiu bastante. O que é normal. Ser presidente de câmara dá coisas que mais nenhum lugar dá. Mas também é verdade que o Rui Marques tem muito mais perfil de autarca do que Célia Pessegueiro. Tem perfil de autarca e não de deputado curiosamente.

A Célia Pessegueiro tem todos os meios à sua disposição, uma inteligência política acima da média, baseada numa estratégia de vitimização, e uma grande facilidade de comunicação (muito importante nos tempos de hoje). Não tem é uma equipa que a acompanhe. E a falta de obra e de resultados tem causado um grande desgaste que não encontra compensação na imagem de seriedade e competência que é vendida. Os munícipes queixam-se, o concelho está parado, a Câmara não faz nada. A Célia Pessegueiro terá hoje mais dificuldade em vencer do que nas últimas autárquicas. Qualquer candidato do PSD terá capacidade de disputar as eleições. E poderá haver surpresas. Foi muito pouco em 8 anos.

Numa disputa entre Célia Pessegueiro e PSD qualquer resultado estaria em aberto. Com Rui Marques ou qualquer outro candidato. Célia Pessegueiro só tem vantagem por já lá estar. Se o candidato do PSD não for outro Gualberto, vai ser equilibrado.

Enviar um comentário

0 Comentários