PS-M e a táctica Emanuel Câmara para Sofia Canha


O lá a todos. O meu escrito pede a vossa colaboração porque posso não acertar, isto vai de cabeça. Emanuel Câmara foi 5 vezes candidato à Câmara Municipal do Porto Moniz antes de finalmente vencer à sexta. Ele perdeu as eleições em 1993, 1997, 2001, 2005 e 2009 para a Presidência da CMPM. Só em 2013 é que conseguiu a vitória, sendo depois reeleito em 2017 e 2021. Ele queria mesmo ganhar.

Na Calheta, terra do PSD (o AFAquistão), temos desta feita uma senhora, a Sofia Canha, que se candidata pela quarta vez àquela Autarquia. No entanto, da terceira e última teve uma expressão que deixou todos atónitos: "Temos de ter objetivos concretizáveis e não tenho o objetivo de ganhar as eleições agora". Como era uma candidata em formação, estágio, obrigada ou de entretenimento, é claro que perdeu. Ninguém sabe se é uma estratégia subliminar que depois produz derrotas catastróficas no PS da Madeira.

Depois de pensar um bocadinho percebi que o PS-M trabalha vitórias a longo-prazo, assim, sendo esta a quarta candidatura, para perder, ainda falta a de 2029 para perder e então, para 2033, se poderá pensar em ganhar à luz da estratégia "Emanuel Câmara". Mas, o peste do mas, é preciso mostrar vontade de ganhar. Não sei se a senhora deputada no parlamento nacional não está bem instalada, não sei se está com o tempo bem medido para alguma aposentação... como as chorudas do Parlamento da Madeira, e depois vai à "guerra" na desportiva. Tudo isto se reveste como um verdadeiro mistério.

Contudo, é de referir que a notícia do DN-PSD saiu num dia 1 de abril de 2021 (link), será que isto é uma peta duradoura e eu é que sou um cromo que ainda não sabe? Por isso peço a vossa colaboração.

Não quero acabar sem uns paralelismos, é defeito de formação. Se o PS-M fosse uma árvore de fruto, que se planta numa geração para se colher noutra, que árvore poderia ser? Escolhi 5 árvores com tempos de produção diferentes, por favor, não se ofendam com os frutos, porque até o PSD se pode sentir atingido.

Seria uma Nogueira? Plantadas a partir de semente podem demorar 10 a 15 anos para começar a dar frutos, as variedades enxertadas podem ser mais rápidas, mas ainda assim levarão cerca de 5 a 7 anos. A plena produção ocorre depois de 15 a 20 anos, seria a idade da vitória? A Sofia Canha é uma Nogueira?

Seria um Carvalho? Atenção com este, embora as bolotas sejam mais usadas para animais ou alguns pratos regionais, são sem dúvida um fruto. Esta árvore é um elixir para Sofia Canha, há diferentes espécies de carvalhos e têm tempos variados de produção. Alguns podem começar a produzir bolotas a partir dos 8 a 10 anos, mas a produção regular e abundante só se inicia por volta de 15 a 20 anos, atingindo o máximo entre os 50 e 100 anos em algumas espécies como a azinheira. O carvalho-alvarinho pode levar 60 anos para produzir em abundância e qualidade. Estimada Sofia Canha, o Carvalho do Funchal poderá ser bem pior...

Seria um Castanheiro? De Castanhas e não pancadaria. Pode demorar entre 5 a 8 anos para começar a produzir castanhas, dependendo da espécie (castanheiras chinesas podem ser mais rápidas, as americanas mais lentas), até parece geopolítica internacional. Atenção, plantado a partir de semente ou enxertado, não faz diferença. Eu não me atrevo a perguntar se a Sofia Canha é por semente ou enxertia.

Seria um Abacateiro? Plantados a partir de semente podem levar de 5 a 10 anos para dar os primeiros frutos. As árvores enxertadas são mais rápidas, geralmente produzindo entre 3 a 5 anos. Já não era mau ter candidatos abacateiros, era um mandato só de derrota para produzir uma vitória a seguir.

Seria um Mangueiro? Este finta, a partir de semente, um mangueiro pode levar de 2 a 7 anos para começar a frutificar. As mudas enxertadas, no entanto, podem produzir muito mais cedo, por vezes até no viveiro ou no primeiro ano após o plantio. Portanto um candidato de "mangueirar" com a população pode ter um atalho para a vitória, mas não impede que tenha a sorte do líder do Chega Madeira. Pode ganhar e ir para o calabouço, manchando o mandato.

Sofia Canha, boa sorte, por favor não diga que não vem para ganhar.