![]() |
Muito à frente do Trump. |
N as eleições autárquicas de 2021, a coligação PSD/CDS-PP, chamada “Funchal Sempre à Frente”, venceu com maioria absoluta na Câmara Municipal do Funchal. Quem estava na Câmara com Pedro Calado eleito Presidente da Câmara Municipal?
A coligação PSD/CDS-PP tinha seis vereadores eleitos com pelouros (ou cargos executivos na Câmara). Aqui estão alguns desses vereadores com pelouros e suas áreas:
* Cristina Pedra (PSD) — Vice-Presidente, com pelouros como Economia, Apoio ao Investimento e Fundos Comunitários, Finanças, Recursos Humanos, etc.
* Bruno Pereira (PSD) — Obras Públicas, Infraestruturas, Equipamentos, Mobilidade, Trânsito e outros pelouros fortes.
* Margarida Pocinho (CDS-PP) — Educação, Cidadania, Ciência, Inovação, Apoio Social, Igualdade de Género, Saúde, Políticas de Longevidade, etc.
* João Rodrigues (PSD) — Gestão do Urbanismo, Ordenamento do Território, Planeamento Estratégico, Reabilitação Urbana, Licenças e Fiscalização Urbanística.
* Nádia Coelho (PSD) — Ambiente, Salubridade, Resíduos, Águas e Saneamento, Espaços Verdes, Cemitérios, Fiscalização Ambiental.
* E Pedro Calado mantinha pelouros também (como presidente, naturalmente), dirigindo amplamente o executivo.
O que lhes aconteceu? A queda de Pedro Calado:
* Em 24 de janeiro de 2024, a Polícia Judiciária (PJ) efetuou cerca de 130 buscas domiciliárias e não domiciliárias na Madeira e no continente, no âmbito de processos de investigação relacionados com suspeitas de corrupção ativa e passiva, prevaricação, participação económica em negócio, abuso de poder, tráfico de influência e recebimento indevido de vantagem.
* Pedro Calado foi detido nessa operação, juntamente com os empresários Avelino Farinha (Grupo AFA) e Custódio Correia (Socicorreia).
* Após ser constituído arguido, Calado renunciou ao cargo de presidente da Câmara Municipal do Funchal. Cristina Pedra, que era vice-presidente da Câmara com ele, assumiu a presidência municipal. O vice-presidente tornou-se Bruno Pereira. Os restantes vereadores mantiveram-se em funções, pelo menos inicialmente.
Por que é importante lembrar:
* Porque quem votou devia saber quem eram as pessoas que estavam no poder, quais responsabilidades tinham, e o que se esperava delas.
* Porque este caso mostrou que cargos públicos podem acarretar responsabilidade judicial e consequências sérias, mesmo para Presidentes de Câmaras.
* Para que não se esqueça que Pedro Calado, como Presidente eleito, foi levado pela Autoridade Judiciária preso em investigação de corrupção.
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.