Os acidentes de mota e os Diamantinos.


Bom dia Caros Leitores,

A Madeira tem sido palco de acidentes de viação e estatisticamente famosa já há um bom tempo. Não sei se as lombas que tanto põem têm o seu efeito. A verdade é que se o acidente não ocorrer numa estrada regional, será na Via Rápida. Ponham lombas também lá.

Está mais que visto que este assunto se trata de sensibilização e literacia. É algo que deve ser profundamente trabalhado nas escolas e sobretudo nas escolas de condução! Os graúdos, seniores da condução que não se esquivem! Também para eles deveria ser monitorizada a saúde no seu todo. Outra coisa são as viaturas: O parque automóvel madeirense também tem sido cada vez mais recente, por sua vez, devia haver maior segurança e menos acidentes. Estatísticas para as Polícias e Instituições pensarem.

Há Acidentes e acidentes! Neste momento, temos acidentes ligeiros e graves por pura negligência.

O Diamantino, jovem madeirense, abriu-se ao público em geral através das redes sociais expondo o seu estado de saúde atual ainda no Hospital, após um acidente grave de mota na VR. No vídeo, com alguma mágoa e arrependimento, explana que terá muitos desafios pela frente. Ainda em fase de convalescença, aborda a reabilitação e tem em vista a utilização de próteses como um aparente apelo à ajuda.

Esta manifestação precoce (na minha opinião), acarretou uma onda de solidariedade na internet. São familiares, são amigos e segundo consta instituições também. Mas nisto há uma coisa que me perturba: Será que estas pessoas se lembraram de prevenir e deram a sua palavra consciente e amiga, enquanto o Diamantino saltava para cima da mota? Será que as instituições que querem ajudar o diamantino, fazem algo em prol da diminuição destes números?

A Prevenção e a Solidariedade, faz-se antes do ACIDENTE! Além disso, sabemos que temos listas de espera para cirurgia intermináveis, pessoas com Dor à espera de cirurgia/consulta durante meses e anos e ninguém se lembra disto no seu dia-a-dia quando vai a grande velocidade na sua viatura ou na sua mota com o risco que isso acarreta. Porque havendo acidente obriga à mobilização de profissionais de saúde, à disponibilização de Bloco operatório e ocupação de cama de internamento. É nestas coisas que temos de ser solidários…

Não vim para culpar ninguém. Mas o condutor/motociclista madeirense precisa mesmo de colocar a mão na consciência. Há que ter sentido de comunidade!

Desejo as sinceras melhoras ao Diamantino e proponho-lhe o desafio de trabalhar em prol da sensibilização e literacia rodoviária nesta sua nova fase da vida.

Enviar um comentário

0 Comentários