Dispersar o excesso de turismo implica levar estradas a todos os idílicos?
Matar a surpresa e a conquista das caminhadas que as torna únicas?
A Boca do Risco fica no concelho de Machico, naquela zona existem vários percursos pedestres, local aprazível, e que ligam várias freguesias, outrora única ligação e importante rota comercial e cultural. Muitos locais e estrangeiros procuram chegar (a pé ou de bicicleta) a este sítio devido à sua beleza única, e escapar por alguns momentos ao stress do dia a dia, da poluição de carros, e aglomerados de pessoas.
Qual é finalidade desta estrada? Onde está o projeto? Onde está o EIA?
Numa altura em que se fala tanto, da pressão turística em alguns sítios, principalmente por ter acesso fácil automóvel, especialistas alertam para este tipo de projetos, diminuição de habitats importantes da fauna e flora endémicas, e qualidade de vida, conheço bem esta zona, ali existe imensas Faias, Urzes, Loureiros etc no vídeo é bem perceptível.
não existem estradas “turísticas” suficientes? É isto que o turista mais procura?
Seguramente seguirá um parque de estacionamento amigo do ambiente, um "ecobar", que tristeza de visão e futuro.
Quando devíamos apostar em redução de automóveis mais transportes públicos, fazer limpeza e recuperar os inúmeros percursos pedestres literalmente abandonados, recuperar todos os caminhos reais. Mas NÃO, mais estradas mais betão, mais carros…
PS: Gostaria de ter acesso ao estudo feito em que a Laurissilva aumentou 6% nos últimos 15 anos…
