V iajei neste domingo na TAP, estava com receio para possíveis atrasos ou cancelamentos, mas fui surpreendido... Tantas vezes maltratada, a nossa TAP deu uma lição a muitos. Demonstrou uma capacidade de excelência operacional e logística ao conseguir concluir a atualização urgente do software de controlo de voo dos seus aviões Airbus (família A320), depois um alerta global da construtora aérea, sem afetar a operação.
Como sabem, a falha no software de voo, detetada pela Airbus (após um incidente que indicou que a intensa radiação solar poderia corromper dados críticos para o controlo de voo), afetou milhares de aeronaves da família A320 a nível mundial. Muitas transportadoras internacionais viram-se obrigadas a cancelar ou atrasar dezenas de voos para cumprir a diretiva de segurança.
Conseguir realizar a atualização (que, para a maioria das aeronaves, demorou algumas horas, mas que exigia coordenação de manutenção e engenharia) em toda a frota, sem comprometer o horário de voos é um testemunho da eficiência e coordenação das suas equipas de Manutenção & Engenharia e do Centro de Controlo Operacional (CCO). O facto de a TAP ter conseguido gerir este procedimento em grande escala, com "impacto reduzido na operação", é um indicador de elevada maturidade técnica e de um planeamento de contingência eficaz, destacando-se positivamente no panorama da aviação global.
Assim, quando ganhar um prémio, eu acredito. A TAP tinha plano de contingência ...
