Não, a bolha não está a rebentar. É um fenómeno diferente, mas igualmente preocupante: um bloqueio estrutural do mercado.
O
A quebra na procura não significa que as pessoas deixaram de querer ou precisar de casa. Significa, sim, que a classe média e os jovens madeirenses foram completamente empurrados para fora do mercado. Não há casas a preços acessíveis, logo, as pessoas simplesmente não conseguem comprar.
Esta notícia sintoniza claramente num pormenor de que ninguém fala, os jovens estão a abandonar massicamente a Madeira. Desistiram, como diria Trump "no cards".
Numa bolha clássica que rebenta, a falta de compradores obriga os proprietários a baixar os preços drasticamente. Na Madeira, a escassez de oferta de construção nova para o mercado nacional e o forte foco no comprador estrangeiro ou no imobiliário de luxo funcionam como uma "almofada" que mantém os preços no topo, mesmo que se vendam menos unidades no total.
Portanto, o madeirense está a ser abandonado pela política do Governo Regional para beneficiar os amigos empreiteiros. Albuquerque não se importa, porque emigrante tende a estar zangado com esta política mas vai embora, depois votam os que se servem desta política.
O mercado está num impasse técnico. Quem tem casas para vender recusa-se a baixar os valores especulativos dos últimos anos, e quem precisa de comprar não tem salários nem capacidade bancária para acompanhar a inflação imobiliária na ilha.
Não estamos perante o "rebentar da bolha imobiliária" que vai trazer os preços de volta à realidade das famílias locais a curto prazo, mas sim perante um mercado profundamente disfuncional e bloqueado, onde a oferta acessível desapareceu por completo. Agora, cuidado com o registo dos madeirenses afetados. Este é o momento ideal para empurrar para o rebentamento da bolha. Há muitas maneiras de se aproveitarem desta fragilidade, mas aqui ficarei calado.
Vivemos num tempo de completo desprezo pelo madeirense. Pelos próprios madeirenses "casados" com este poder. Quem promove os estrangeiros cá para este regabofe são as prioridades do Governo Regional para vender casas aos amigos e, algum dia, vamos saber quem ganha dinheiro!
Envie texto ou siga-nos nas redes sociais:


Regras e Diretrizes da Comunidade
1: Não publique e-mail ou qualquer tipo de informação pessoal.
2: Não publique links do seu próprio blog/site.
3: Não faça spam, respeite.
4: Para Ajuda e Suporte, utilize o formulário de Contato.