A estação do lixo da Meia Serra está a provocar insónias na população próxima. Vivo no Rochão, na Camacha, e é horrível o que se sente. Ao laborar a Estação provoca um ruído de baixa frequência (vejam na net o que é), provocando mal-estar nas pessoas, basta ver a estatística de população hipertensa (tensão arterial alta) nas zonas da Camacha, zonas altas do Funchal e Santo da Serra.
O incómodo é mais perceptível dentro dos edifícios, mas estão a laborar com tanta potência que sente-se no exterior, basta ir ao quintal. Este tipo de ruído sente-se mais no interior das habitações, do que no exterior.
As pessoas “pensam” que o ruído que ouvem é da casa do vizinho e, erradamente, atribuem o ruído de baixa frequência a outros. Pois, é difícil de acreditar que a fonte geradora do ruído está a quilómetros de distância. A Meia Serra fica lá no alto, não se vê, mas está sempre a queimar lixo.
Este domingo, 28 de Maio de 2023, e na madrugada de segunda-feira, 29 de Maio, foi perceptível ao ar livre, sentir a pressão no ar atmosférico, provocada pelo trabalhar das máquinas da estação da Meia Serra. Durante a noite, no interior das habitações, o incómodo é tal que provoca insónias nos moradores. Este problema é mais perceptível aos Domingos e madrugadas durante a semana, nas supostas horas de descanso das pessoas (será de alguma automatização do sistema?).
Não sei porquê, mas com o aproximar do fim-de-semana aumenta a pressão do ruído de baixa frequência. Não respeitam ninguém, pois segundo tenho conhecimento, já foram muitas a pessoas que se queixaram... e nada! Continuam sempre a laborar 24 horas e a incomodar e tirar o sono a adultos e crianças. Com alternância na emissão do ruído, sendo muito perceptível entre as 23 horas, 3, 4, 5 e as 6 da madrugada.
Provocam insónias, dores de cabeça), hipertensão, doenças cardiovasculares (AVC, arritmias e ataques cardíacos) e zumbidos. Por isso, se acordar com um “zumbido”, ou dores de cabeça e não sabe porquê, questione se é do trabalhar da estação da Meia Serra ao queimar o lixo durante a noite. Parece absurdo, mas provavelmente é....
Nas crianças, provocam insónias, inquietude e dificuldades de aprendizagem pelo mau descanso.
Pelo que sei, existem queixas de moradores, em diferentes partes da ilha da Madeira, abrangendo principalmente, a encosta Sul, de Santa Cruz, Funchal, Machico, Câmara de Lobos e Santana, tem lógica, pois são zonas mais populosas.
Já me disseram que podem estar a ser afetadas mais de 120.000 pessoas pelo ruído de baixa frequência emitido pela ETRS da Meia Serra.
Sei também que o Sr Presidente do ARM tem conhecimento da situação mas nada faz.
E o Srº Engenheiro da Direção Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas? A DRAAC Porque não atua? Segundo o Decreto Regulamentar Regional 32/2020/M que aprovou a Orgânica da Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, compete à DRAAC exercer as competências de licenciamento e de acompanhamento dos diferentes sectores do ambiente e coordenar os instrumentos de gestão ambiental, monitorização, informação e participação pública, enquanto contributos para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.? É patético!! Onde está a qualidade de vida, se não temos direito a um sono tranquilo e descanso. Onde está a monitorização da Estação da Meia Serra??
E as organizações ambientais da Madeira? Como é? Estão a dormir com tanto ruído? Quercus, Cosmos entre outras? Porque não atuam?
Estão à espera de quê??? Que saia nos jornais, que haja denúncias na comunicação social?
Pois bem, pelo que sei, já existe um grupo de cidadãos (que não estão ligados a nenhum partido político e nenhuma organização ambiental) empenhados em denunciar esta situação de saúde pública. Estão a recolher provas, como o auxílio de uma empresa de acústica e vibrações, com um técnico independente e credenciado, dentro em breve esta situação será exposta publicamente. Por mim. gostava que fosse já amanhã. Por isso, apelo que tenham consciência e respeitem o descanso merecido das pessoas.
Esta situação já ocorre há anos... Está pior, não sei se as máquinas estão a ficar obsoletas, ou falta de manutenção, ou queimam mais lixo durante a noite para produzir mais energia elétrica? Será que é negócio à custa dos descanso das pessoas? Agora, que é difícil dormir nestas condições, lá isso é....
Por favor, diminuam a potência das máquinas durante o dia e não queimem resíduos ou laborem durante o período noturno. Por favor, deixem-nos descansar em paz... (para não termos de esperar pela morte).
Leitura sugerida: A ETRS Meia Serra e os ruídos de baixa frequência
Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 29 de Maio de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.