C omo sabem, estamos em plena época de incêndios e a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, de hora avante (SRAAC), anunciou em grande estilo após os grandes incêndios que assolaram a ilha da Madeira, milhões de euros em investimentos que deixam países que mais sofrem com este flagelo dos incêndios invejosos, como a Austrália, Canadá, entre outros.
Acontece que esse investimento, como tantos outros, só serviram para encher (ainda mais) os bolsos de alguns compadres do Governo Regional, pois como diz a notícia (link), foi construído um tanque com uma capacidade de armazenamento de água de milhares de litros. Um entre outros.
Acontece que esse mesmo tanque, que seria capaz desse armazenamento de água, hoje não passa de uma amálgama de chaparia, cheio de terra e sem qualquer capacidade de armazenamento de tão desejado líquido precioso no combate aos incêndios. Ainda hoje, alguém me fez chegar uma fotografia desse tal tanque, que não passou de mais um projeto falhado.
O tempo continua quente, tudo está cada vez mais seco, houve um incêndio que dá que pensar a caminho do Pico do Areeiro com um carro. Pela estrada que se vai também regressamos, não há outra. Os estacionamentos são cada vez maiores na zona, e se um carro pega lume e passa a outro, e mais outro, tem potencial de ser um grande desastre.
Não quero avançar mais no pensamento porque pode dar ideias, mas quero deixar claro que a mesma soberba da informática do Sesaram está na "segurança" do Pico do Areeiro... Não são necessários hackers, basta um azar ou descuido. A zona precisa de um plano de emergência e contingência.
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 24 de agosto de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
