Sou leitor assíduo do CM e agrada-me ler os artigos que os diversos leitores escrevem, sem dúvida uns com conhecimentos nas diversas matérias e outros meras opiniões.
N o dia de ontem, li um artigo acerca da Ryanair (link), em particular, o suposto abandono da base de Ponta Delgada, nos Açores. Aparentemente, a base deve ser para ir à vida, mas isso não quer dizer que não possam continuar a voar com os aviões de outras bases. A companhia é privada, é livre de fazer as suas opções em qualquer lado. Saber-se-á o resultado nos próximos dias.
Note-se que os empresários açorianos estão preocupados, sabendo de antemão que a alternativa Sata + TAP não servem os seus propósitos, pois assentam num modelo de negócio com os residentes (dinheiro público do subsídio de mobilidade).
Tal como cá, lá (nos Açores) o governo de coligação de direita há-de ter uma solução paea os empresários, para a perda de rendimentos e, eventualmente, para o desemprego.
Dito isto, o povo dito superior, os ressabiados, os revanchistas, os mentecapos deste arquipélago não querem a Ryanair por cá porque isso é coisa de “pobre” e “patas rapadas” (a utilização desta linguagem diz muito sobre si). Pobre é a ignorância que vai nessas almas, uma escuridão medonha. Faz-me lembrar a “Alegoria da Caverna”, de Platão, onde as pessoas acorrentadas eram obrigadas a olhar para a parede, a ver as sombras e a ouvir os sons que tomavam como reais. Para sair dessa caverna, desse mundo pequeno a preto e branco, há vários estudos de universidades portuguesas ou europeias sobre turismo, companhias aéreas… ou use a Inteligência Artificial para umas pesquisas.
A pessoa de ontem escreveu que “eu a somar as partes todas acabo por ver uma TAP mais barata, apesar do muito que se diz”. Meu lindo, tem toda a razão, a TAP tem tido tarifas de verdadeiros “patas rapadas” (dia 24 de outubro de Lisboa para a Madeira por € 24,15 ou por apenas € 19,15 + 100milhas), mas não esqueça de adicionar aquilo que necessita. E por acaso sabe porque a TAP tem estas tarifas? Porque tem uma easyJet e uma Ryanair a fazer concorrência (bendita União Europeia!!!) porque senão TAP levava couro e cabelo como no passado.
Por isso, se não quiser utilizar não use essas companhias aéreas com cores diferentes do verde e vermelho, mas também não é preciso destilar veneno. Uma “pata rapada”, um pobre, um rico, um bonito ou feio têm mais em comum do que aquilo que os diferem mesmo viajando em companhias diferentes.
Pois bem, uma Ryanair (ou outra companhia qualquer como Wizzair, Jet2, easyJet, Lufthansa, etc) são companhias que operam num mercado mais amplo e transportam pessoas de países bem mais ricos que o nosso, a maior parte com poder de compra bem interessante (de certeza bem maior que o madeirense “médio”). Essas pessoas têm todo o direito a escolher como e onde gastar o seu dinheiro, seja nos transportes, alojamento ou restauração, entre outros. Poupar na passagem significa mais disponibilidade para gastar em experiências no destino (é inegável o número de empresas dedicadas ao turismo, à quantidade de pessoas em restaurantes, etc).
Digamos que quando tenho fome ainda tenho direito a escolher o restaurante e não sou obrigado a comer o menú todo, posso escolher o que me apetecer e pagar apenas o consumido. Imagine-se o Funchal apenas com meia dúzia de restaurantes (o preço médio seria muito mais alto), mas variedade e quantidade trazem mais opções e a concorrência equilibra os preços. Viva a escolha, viva a democracia!
Isto é economia demasiado básica e ainda me dou ao trabalho…
Inegável também aspetos mais negativos deste “parto”, mas que podem ser limados nos próximos tempos.
A Madeira não é a última bolacha do pacote, pelo que o turismo que nos procura tem opões noutras paragens para descansar, apreciar belezas. Mas ao caro leitor que é muito crítico deste destino “massificado” pode sempre ser coerente com a sua consciência e ficar por casa e não ir atrapalhar as outras cidades (quem já não foi a Barcelona, Veneza, Nova Iorque ou Paris?). Agradece o ambiente, o seu bolso, a hipocrisia e os residentes dessas cidades.
Muito obrigado!
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 25 de agosto de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
