A palavra Máfia não é novidade na Madeira. Há Máfia na droga, há Máfia na política, resumindo há Máfia onde há dinheiro! Muito se tem falado no Alojamento no Local e no sentimento de pena dos que podem perder a única fonte de rendimento que garante a sua sobrevivência.
A verdade é que qualquer um pinta de fresco um anexo, coloca umas cortinas floridas, mete uma cama e pronto aluga a turistas que querem passar uns dias na Pérola do Atlântico sem pagar muito. Simples, não é?
Que fique claro que há gente honesta no negócio do AL, mas existe também uma grande Máfia montada em redor do negócio. Há “angariadores” de clientes que cobram entre 20% a 40% pela angariação de clientes. Estes senhores chamados de “Gestores de AL” possuem uma carteira de casas e ganham quase tanto com os seus serviços como aqueles que investiram. Há de tudo no AL e até conheço um caso de um senhor que recebe o Rendimento de Inserção e aluga um anexo para Alojamento Local.
Por tudo isto não seria justo não deixar também um alerta para as Rent-a-Cars que pagam os seus impostos: há já negócios de AL onde até se aluga a viatura própria a metade do preço de uma Rent-a-Car licenciada. Enquanto der para todos, ninguém se preocupa mas quando o negócio descambar, como sempre, o culpado vai ser o desgraçado do tremoço ou Lisboa.
Vimos num outro dia, o Sr. Presidente do Governo Regional se declarar contra o Parque de Campismo do Porto Santo por considerar o campismo, um turismo rasca que dá má imagem ao Porto Santo. Até posso concordar que o local do Parque de Campismo do Porto Santo não é o ideal, mas defendo que o Porto Santo tenha um Parque de Campismo de qualidade noutro local. Já agora Sr. Presidente que diferença existe entre um campista madeirense e um turista que acampa e monta um estendal de roupa no Fanal? Será apenas porque eles são louros e falam outra língua?
Sr. Presidente, o negócio do AL vai no mesmo caminho do campismo selvagem que tanto abomina. Ao meu lado existe meia dúzia de Alojamento Locais rascas onde os ocupantes fazem festas com música e bebedeiras até às tantas não se preocupando com aqueles que precisam de dormir para trabalhar.
De uma coisa tenho a certeza! Quando os turistas começarem a faltar nos Hotéis dos seus amigos, o Sr. Presidente vai espernear contra o Alojamento Local inventando uma desculpa qualquer para acabar com esse negócio. Vai pagar o justo pelo pecador!
Anseio por esse dia!
Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 7 de Setembro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.