Auxílio Maternal ... um desabafo.


É uma tristeza aquilo que está a acontecer no auxílio maternal do Funchal, e o facto de não resolverem a nossa situação, leva-me a escrever esta carta neste espaço público. É um desabafo, enquanto pais das nossas crianças. As nossas crianças começaram juntas, na mesma sala e iniciaram uma caminhada, todas juntas, desde bebés. Uns com mais meses que outros, mas todos com a sala atribuída e sabendo que iriam ficar juntos durante vários anos. 

Estas crianças estão a cargo neste momento de uma equipa maravilhosa (educadora e auxiliares), mas que de repente e sem nenhuma justificação relevante, as nossas crianças são separadas em 3 grupos diferentes e encaminhadas a diferentes salas com diferentes educadoras. Crianças com apenas 2 anos de vida, que tinham criado laços e uma ligação fortíssima com a sua educadora, com as auxiliares e com os seus colegas. 

Esta nova mudança, numa idade tão vulnerável, onde não se teve em consideração a estabilidade emocional destas crianças,  onde não se teve em consideração a opinião da educadora é trágica. Crianças que começam um novo ano letivo, com uma nova educadora sem nenhum tipo de adaptação. 

Crianças que vão sofrer, com toda a certeza, estas mudanças, mas que pelo simples facto de serem crianças não são tomadas em consideração todas as suas emoções e as consequências que isto terá, no seu desenvolvimento. Elas estão a ser tratadas como "mais um número" numa escola que precisa simplesmente de "encher" algumas salas.

O nosso respeito e solidariedade total com a equipa de educadoras e auxiliares que também sofrem com estas mudanças, pois elas também têm uma ligação com cada uma destas crianças. 

O nosso repúdio é para com a direção desta instituição e em especial para com a coordenadora que tem demonstrado uma atitude negativa e com uma total falta de empatia para com os pais, pelos seus colegas e especialmente pelas crianças que deveriam de ser protegidas.

No site do Auxílio consta a seguinte frase: "Porque as crianças são a razão de ser desta casa, queremos garantir que tudo faremos para que o tempo aqui passado constitua um valor acrescentado na sua formação e seja para elas inesquecível". Pois, inesquecível será, se todos se separarem e aí isto será um marco muito negativo nas suas vidas. 

O Auxílio Maternal ainda vai a tempo de corrigir esta vergonha. Não façam sofrer os nossos filhos, por favor.

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 31 de agosto de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira

Enviar um comentário

0 Comentários