O mau funcionamento da Casa do Povo do Monte


S erve o presente para denunciar o funcionamento de má qualidade da Casa do Povo do Monte. A denúncia que se segue não tem como objetivo denegrir esta instituição nem a freguesia do Monte, mas sim alertar para que possa ser feito algum procedimento em relação ao Sr. Presidente da direção, que não está a proceder corretamente com o funcionamento da Instituição nem com os seus bens, como a carrinha e as instalações. 

O nome “Casa do Povo do Monte” está mal visto na freguesia pelas atitudes que este senhor vem tendo nos últimos anos, a intenção é que esta instituição venha a ser como era em anos anteriores, pois tem uma boa equipa que se está a desfazer, já com vários pedidos de desistência motivadas pelas atitudes do mesmo. É certo que os restantes membros da direção não têm acesso nenhum aos documentos dos contratos de programa (valores), nem informações sobre as contas que são pagas como por exemplo: funcionária, segurança social, Tv cabo, etc. A funcionária tem ordenados em atraso desde o ano passado e este ano ainda não recebeu nenhum valor até à presente data, situação que não poderia acontecer visto que a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania enviou o referido valor para fazer o pagamento do ordenado à mesma, e por má gestão financeira por parte do Presidente da Direção não fez os pagamentos. 

Solicitamos que seja tomada alguma medida, visto estar em causa dinheiros públicos e a imagem de outras pessoas que fazem parte da direção, que segundo sabemos não concordam com as atitudes do mesmo, por várias vezes em Assembleia Geral confrontaram o Senhor e este banalizou tais questões.  

É importante realçar, que estes atos estão apenas a ser feitos pelo Presidente da Direção Sr. José Manuel Caires mais conhecido por Manaca. 

É visto e sabido por muitos fregueses da freguesia do monte, que a carrinha fornecida pela Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural para ajudar os idosos etc., é apenas utilizada pelo Sr. Manaca para a sua vida privada, como por exemplo: dar passeios aos amigos (onde é sabido que todos ingerem bebida alcoólica), à sua esposa, ir as compras para o bar Monte verde, para ir trabalhar, muitas vezes  a carrinha está parada em frente aos bares da freguesia e na porta de casa do Sr. Presidente, o que todos comentam é que a carrinha não faz o serviço que deveria quando foi solicitada à Secretaria. Sendo várias vezes solicitado ao Sr. Presidente serviços com a carrinha por parte de algumas associações e foi negado pelo mesmo, sem informar aos restantes membros da direção se estariam disponíveis para tais serviços, visto ser ele o único que pode conduzir a carrinha como se fosse propriedade sua. 

A sede da Casa do Povo funciona apenas quando o Sr. Presidente quer e com quem quer, autorizando festas sem conhecimento dos restantes membros da direção, a única atividade que existe na sede são os cursos autorizados pela secretaria, não havendo centro de convívio, e quando estão algumas pessoas presentes no local trata mal as pessoas sendo mal-educado. Por muitas vezes é solicitado pelas senhoras do curso para fazerem um convívio sendo pago entre as próprias e ele não autoriza, e o lanche que o próprio diz oferecer durante o curso ele não se importa e muitas vezes não tem os ingredientes necessários, sendo dito pelo próprio para as senhoras trazerem. 

O centro de convívio não está a ser utilizado porque os idosos não têm como se deslocar, sendo que a carrinha serve para isso e ele não dá importância, o que muitas vezes os mesmos queixam-se com pena de não lá ir por não terem transporte. 

Os assuntos da Casa do Povo que são resolvidos pelo Sr. Presidente, são feitos no bar Monte Verde levando toda a documentação e computador da instituição, resolvendo à frente de todos os que frequentam o bar, quando a casa do povo tem um escritório, com impressora e internet dando todas as condições necessárias. Atenção que os documentos inclui as atas da instituição. 

Sabendo que neste mandato muitas atividades não foram realizadas. 

A Casa do Povo do Monte, organiza excursões e participa nas festas do monte, organiza o arraial do Desterro e participa no Arraial das Casas do Povo com uma barraca de comes e bebes, as quais neste último ano não foram apresentados os lucros à restante direção a qual foi solicitado várias vezes, sendo que os colaboradores da barraca foram sempre elementos da direção. 

O Sr. Presidente é o único que tem acesso à conta da Casa do Povo e a todos os valores que esta Instituição recebe não dando informação aos restantes membros.

Muitas vezes o Sr. Presidente queixa-se de falta de ajuda por parte da restante direção, mas todas as decisões são tomadas única exclusivamente por ele sem consultar os restantes membros. 

Claro que ainda falta muitas coisas a serem ditas, mas uma carta não seria suficiente, infelizmente sabemos que este senhor não está a proceder corretamente com o funcionamento da Instituição nem com a funcionária que já trabalha na Casa do Povo há mais de 20 anos, sendo humilhada pela esposa do mesmo que manda e desmanda como se fizesse parte da direção (e os que fazem nem podem dar palpites).

Esta senhora esposa do Sr. Presidente, é muito mal-educada para as pessoas que frequentam a Casa do Povo, mandando no Sr. Manaca o que faz com que ele acabe por não se importar com a instituição com medo dela.

Por mais que ele esteja cansado e já não tenha energia para estar no comando da Casa do Povo, ele não desiste, e diz sempre que se irá candidatar novamente ao cargo fazendo com que as coisas continuem assim, num ponto em que só ele tem o comando e faz o que quer e bem entende. Mesmo que existam outras listas ele acabará sempre por ganhar pois compra as pessoas para votarem na lista a que ele pertence.

É um pedido de ajuda para que sejam tomadas as devidas medidas, todas as pessoas sabem disto não é segredo para ninguém.

Infelizmente se não vermos nenhuma mudança iremos mandar a mesma carta para os meios de comunicação expondo toda a situação, atitude que não queremos tomar para não deixar a nossa freguesia mal vista como em anos passados.

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 31 de agosto de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira

Enviar um comentário

0 Comentários