C laro que é uma pergunta provocatória, sobretudo quando o Presidente dos Afetos trata o filho por Dr. Nuno Rebelo de Sousa numa sala que nem parece Belém, mas é. Nunca vi Marcelo gaguejar e parece que até lhe deu aquele arranque maior do catarro. Tenha sempre um Dr. Bayard na algibeira para que o rebuçado peitoral subsitua por minha culpa, por minha tão grande culpa.
Marcelo ficará na história como o Presidente da República que estendeu o tapete vermelho à extrema-direita portuguesa, um remédio de 4 milhões de votos. Deve ser resquícios de família, depois de uma proeminente figura do regime salazarista ter sido padrinho no casamento dos seus pais, e quem o levou de carro para a sua mãe o fazer nascer: Marcelo Caetano.
Mas então, com um imbróglio destes e com a popularidade em mínimos históricos, não se volta a inovar na democracia portuguesa? Quem pode demitir Marcelo Rebelo de Sousa? Era deixá-lo demitir o Costa na quinta-feira e ele a seguir. Como se pode demitir um Presidente da República? É muito difícil. Parece brincadeira, mas uma é deixá-lo acabar o mandato ao fim de 5 anos, como não pode ser reeleito ... Mas isto não é favor nenhum! Pela renúncia ele já disse que não sai, a renúncia deveria ser apresentada por escrito ao Presidente da Assembleia da República. Por impedimento permanente ou morte, Marcelo é hipocondríaco e dorme pouco, apesar de uns exageros de temperamento, saúde vai havendo.
Por último, num processo de impugnação, lá por fora dizem que é impeachment, mas isso só em violações graves ou extremas da Constituição, assim tipo Albuquerque com a Covid, mas já sabemos o resultado. Se houvesse esse caso (que não é o das gémeas) a acusação formal seria feita pela Assembleia da República e a apreciação seria no Tribunal Constitucional.
Portanto, António Costa cai (ele demite-se) por uma acusação sem sustentação, mas Marcelo não, por um caso que tudo aponta para ele. Se António Costa tivesse o estatuto do Presidente da República não se demitiria, a sua acusação não cabe numa violação grave da Constituição. Que rica vida hein! Parecem todos o Dantas imunitário, nem com um "manifesto anti-Dantas". Portanto, se tivermos um Nicolás Maduro na Presidência da República vai estar tão protegido em Portugal como o da América Latina. Mas não vamos muito longe, e se o Chega apresenta o tradicional André Ventura nas Presidenciais e ganha da maneira como crescem?!
Não cuspam para o céu. A nossa democracia é muito frágil, já vemos pela Madeira. Já chegamos ao continente?!
Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 5 de Dezembro de 2023
Todos os elementos enviados pelo autor.
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira
0 Comentários
Agradecemos a sua participação. Volte sempre.